Busca avançada
Ano de início
Entree

Padronização de modelo de pele humana ex vivo para ensaios alternativos na avaliação do potencial de irritação e corrosão da pele

Processo: 17/15935-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Samara Eberlin
Beneficiário:Samara Eberlin
Empresa Sede:Kosmoscience Consultoria e Assessoria Técnica em Cosméticos Ltda (KosmoScience)
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
Município: Valinhos
Assunto(s):Pele  Anormalidades da pele  Alternativas ao uso de animais  Dermocosméticos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Métodos Alternativos | Oecd 431 | Oecd 439 | Pele ex vivo | Métodos Alternativos

Resumo

O desenvolvimento de abordagens alternativas para ensaios de segurança e eficácia de produtos destinados ao uso humano que evitem a utilização de animais é uma tendência mundial que reflete diretamente no aprimoramento de modelos e ferramentas que reflitam mais de perto a biologia humana. O compromisso brasileiro com a implantação e validação destes métodos alternativos resultaram, em 2012, na criação da Rede Nacional de Métodos Alternativos e do Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos. Com isso estabeleceu-se que até o ano de 2019 os animais utilizados para estudos de irritação e corrosão da pele devem ser completamente substituídos pelos respectivos métodos alternativos (OECD TG 439 e OECD TG 431). Para ambos os métodos são validados modelos de pele equivalente específicos, disponíveis comercialmente, porém a aquisição dos mesmos no Brasil é inviável devido ao longo tempo no processo de importação e curto tempo de viabilidade tecidual. Atualmente um destes modelos é produzido no Brasil, porém não pode ser comercializado devido a limitações legais. Neste sentido, nosso trabalho consiste na padronização de um sistema-teste utilizando fragmentos de pele ex vivo provenientes de cirurgia plástica eletiva, com alta reprodutibilidade, que, futuramente, possa ser validado para os ensaios alternativos de irritação e corrosão cutânea, sendo uma ferramenta mais fidedigna aos mecanismos biológicos da pele humana, quando comparado à pele reconstruída, e ao mesmo tempo esteja em consonância com a não utilização de animais em pesquisa. Adicionalmente serão realizados os ensaios TG 431 E TG 439 utilizando quatro produtos preconizados pela OECD. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EBERLIN, SAMARA; DA SILVA, MICHELLE SABRINA; FACCHINI, GUSTAVO; DA SILVA, GUSTAVO HENRIQUE; TABARINI ALVES PINHEIRO, ANA LUCIA; EBERLIN, SAMIR; PINHEIRO, ADRIANO DA SILVA. The Ex Vivo Skin Model as an Alternative Tool for the Efficacy and Safety Evaluation of Topical Products. ATLA-ALTERNATIVES TO LABORATORY ANIMALS, v. 48, n. 1, p. 10-22, . (17/15935-6, 15/08598-8)
EBERLIN, SAMARA; FACCHINI, GUSTAVO; DA SILVA, GUSTAVO HENRIQUE; EBERLIN, SAMIR; BRAGATTO, ALINE RODRIGUES; TABARINI ALVES PINHEIRO, ANA LUCIA; PINHEIRO, ADRIANO DA SILVA. Ex Vivo Human Skin: An Alternative Test System for Skin Irritation and Corrosion Assays. ATLA-ALTERNATIVES TO LABORATORY ANIMALS, v. 49, n. 4, p. 137-146, . (17/15935-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: