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Educação escolar indígenas: saberes aprendidos e inovação: projeto de pesquisa

Processo: 17/26390-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2018 - 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Elie George Guimaraes Ghanem Junior
Beneficiário:Elie George Guimaraes Ghanem Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Aline Cristina de Oliveira Abbonizio ; Diana de Paula Pellegrini ; Fabio de Oliveira Nogueira da Silva ; Flora Freire Silva Dias Cabalzar ; Gersem José dos Santos Luciano ; Laeticia Rodrigues de Souza ; Rosa Sebastiana Colman ; Tristan Lysander Harvey Mccowan
Assunto(s):Sociologia educacional  Educação indígena  Guarani Kaiowá  Guarani Mbya  Baniwa  Currículo  Inovação na educação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baniwa | curriculo | Guarani-Kaiowá | guarani-mbya | Inovação Educacional | Sociologia da Educação

Resumo

Este projeto se situa numa linha de investigação orientada pelo seguinte problema: em quais aspectos a educação escolar indígena superou o caráter colonialista da escolarização? Sem a identificação de tais aspectos, a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais adequadas às características e necessidades dos povos indígenas será desprovida de fundamentação. Projetos anteriores de nossa equipe foram realizados nos últimos cinco anos, na região do alto rio Negro, AM. Contaram com apoio do CNPq e da Fapesp. Centraram-se na hipótese de que a superação da escolarização colonialista ocorre, mas, mesmo com o avanço da pesquisa, ainda não está disponível uma resposta suficiente ao problema de fundo. Confirmamos que tal superação ocorreu naquela região, embora com significativas limitações. Ainda não se sabe em que escala isso ocorreu porque é uma área muito grande. Em três das quatro comunidades onde a pesquisa incidiu, há convergência entre os saberes estudados e as aspirações de futuro das comunidades. Este projeto pretende acrescentar uma contribuição à abordagem do problema de investigação, focalizando a escolha de saberes a ensinar na escola básica e sua identificação como prática de inovação educacional. Tendo em vista alcançar uma imagem mais abrangente de modificações que venham ocorrendo na educação escolar indígena, desta vez, o trabalho incidirá em escolas de São Gabriel da Cachoeira, AM; Dourados e Caarapó, MS; São Paulo e Bertioga, SP. Serão comparadas práticas de educação escolar de comunidades de três povos, respectivamente, Baniwa, Guarani-Kaiowá e Guarani-Mbya. (AU)

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