Auxílio à pesquisa 18/10081-1 - Realidade virtual - BV FAPESP
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Aprendizagem motora do controle do equilíbrio dinâmico em crianças com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação no Brasil por meio de vídeo games ativos

Processo: 18/10081-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Eloisa Tudella
Beneficiário:Eloisa Tudella
Pesquisador visitante: Lemke Dorothee Jelsma
Instituição do Pesquisador Visitante: University of Groningen, Holanda
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Realidade virtual 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equilibrio e Controle Postural | Força funcional e agilidade | intervenção | Realidade Virtual | transtorno do desenvolvimento da coordenação | Fisioterapia e Neuropediatria

Resumo

Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) frequentemente experimentam problemas de equilíbrio. Importantemente, jogos de realidade virtual permitem melhorias no equilíbrio e podem facilitar a transferência para atividades funcionais realizadas diariamente por essas crianças. O objetivo geral deste estudo é: Investigar se o total da aprendizagem motora por meio da intervenção difere entre crianças com e sem TDC; e se a melhoria no controle dinâmico é dependente dos jogos (Wii Fit ou Kinect) jogados durante a intervenção. Crianças de 7 a 12 anos de idade serão recrutadas nas escolas de São Carlos e serão avaliadas com os seguintes instrumentos: Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ); Movement Assessment Battery for Children - 2; Bruininks Oseretsky test of motor proficiency - 2; Functional strength Measure (FSM); The 10x5-meter Sprint test; Parent Questionnaire; Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK); TDC-Daily Test; Physical Activity Questionnaire for Children - PAQ-C; Medidas antropométricas; Spence Children's Anxiety Scale - SCAS-Brasil; e Plataforma de força. A identificação de crianças com TDC será baseada nos critérios definidos pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - Fifth edition (DSM-5) e aquelas com desenvolvimento típico farão parte do grupo controle do estudo. Todas as crianças serão avaliadas antes e após as intervenções por assessores treinados. As intervenções serão realizadas com o uso do Nintendo® Wii ou Xbox Kinect durante 20 minutos, duas vezes por semana ao longo de cinco semanas. As crianças irão jogar diversos games em uma ordem de escolha aleatória dentre uma relação de 10 jogos pré-selecionados do Wii Fit Balance Games (Nintendo® Wii) ou jogos de equilíbrio do Kinect. O tamanho total da amostra (com um tamanho de efeito de 0,8) foi calculado. Assim foi estabelecido que 25 participantes por grupo serão necessários para este estudo no sentido de detectar as diferenças entre grupos ao nível de significância de 0,05 com poder de 0,8. As análises estatísticas serão realizadas com o software Statistical Package for Social Sciences (versão 21.0 para Windows). (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SMITS-ENGELSMAN, BOUWIEN C. M.; BONNEY, EMMANUEL; CAVALCANTE NETO, JORGE LOPES; JELSMA, DOROTHEE L.. Feasibility and content validity of the PERF-FIT test battery to assess movement skills, agility and power among children in low-resource settings. BMC PUBLIC HEALTH, v. 20, n. 1, . (18/10081-1)

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