Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e uso de voláteis bacterianos contra patógenos da cana-de-açúcar

Resumo

Do ponto de vista agronômico, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para maximizar o rendimento da cultura de cana-de-açúcar e, atualmente, é esperado que a produção seja aumentada adotando práticas sustentáveis. Diversas bactérias promotoras de crescimento vegetal (BPCV) podem aumentar a produtividade agrícola através de uma gama de mecanismos. Recentemente, nosso grupo isolou mais de 7 mil bactérias de raiz e solo de cultivares de cana-de-açúcar, e cerca de 100 tinham capacidade de produzir grandes quantidades de auxina e/ou solubilizar fosfato. Estas características são mecanismos bem conhecidos que promovem a saúde vegetal. Além disso, em um estudo preliminar, nós identificamos algumas cepas que produzem compostos voláteis orgânicos (CVO), que também foram capazes de promover o crescimento vegetal. Adicionalmente, foi reportado na literatura que CVOs podem atuar como antagonista de patógenos. O uso de biocontrole baseado em CVOs microbianos para doenças de cana-de-açúcar é promissor, já que não há dependência de contato direto com a planta bem como não há necessidade de sua colonização. Assim, estas moléculas são ideais para mediar interações de curta e longa distância. Entretanto, há poucos estudos mostrando o impacto de CVOs na saúde de importantes culturas agrícolas, e não é de nosso conhecimento que existam estudos de CVOs e patógenos de cana-de-açúcar. Desta forma, nós estamos convencidos que o projeto é original, e abre perspectivas para novas descobertas, incluindo novas moléculas para uso na agricultura. Ele pode gerar impactos na indústria sucro-alcooleira brasileira, através do emprego de modernas práticas agronômicas para aumentar a produtividade, aumentar a saúde da cana-de-açúcar, reduzir os custos de produção e proteger o meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANNA FREITAS, CARLA SANT; MACIEL, LUCAS FERREIRA; CORREA DOS SANTOS, RENATO AUGUSTO; MENEZES MEDEIRO COSTA, OHANNA MARIA; BARBOSA MAIA, FRANCISCO CARLOS; RABELO, RENATA SANTOS; JUNQUEIRA FRANCO, HENRIQUE COUTINHO; ALVES, EDUARDO; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; FREITAS, RAUL OLIVEIRA; et al. Bacterial volatile organic compounds induce adverse ultrastructural changes and DNA damage to the sugarcane pathogenic fungus Thielaviopsis ethacetica. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, . (17/20521-6, 17/24395-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.