Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos a curto e longo prazo de um programa de reabilitação física em ambiente domiciliar associado ao programa educativo e supervisionado em pacientes DPOC.

Resumo

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associada a prejuízo pulmonar e sistemicamente, reduzindo a tolerância ao exercício físico, com declínio funcional e pobre qualidade de vida (QV), assim, inserir os pacientes em um programa de reabilitação (PR) é importante, a fim de minimizar os prejuízos e melhorar a capacidade física e funcional. Porém o acesso a PR em centros especializados é limitado, pelo alto custo e a distância para o acesso, desta forma, alternativas devem ser testadas como um PR supervisionado ou educativo. O objetivo do estudo será verificar a responsividade de testes funcionais, nível de atividade física e a QV a curto e longo prazo de um PR executada em ambiente domiciliar associado ao programa educativo com supervisão semanal pelo fisioterapeuta e de um programa de reabilitação somente educativo.O estudo será do tipo prospectivo, intervencionista, randomizado, com coletas de dados em diversos campos da rede de Saúde Pública de São Carlos. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, todos os pacientes serão avaliados inicialmente por meio de anamnese, exame físico, espirometria, teste funcionais (teste de caminhada de 6 minutos, teste do degrau de seis minutos e teste de sentar e levantar de um minuto), exames de sangue laboratorial, escala de dispneia e questionário de qualidade de vida (QQV), então os pacientes serão randomizados em dois grupos, o grupo orientação (GO) que participará de um único encontro para orientações (educacional) e outro grupo de exercício físico supervisionado (GS) com encontros semanais com o fisioterapeuta, em seguida, ambos os grupos serão reavaliados após 9 semanas e serão acompanhados por mais um ano, onde a cada três meses será submetido a nova avaliação. O nível de atividade física terá uma avaliação inicial, pós intervenção, 6 e 12 meses pós intervenção, por meio de um acelerômetro durante sete dias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO DA SILVA, MARCELA MARIA; ARCURI, JULIANO FERREIRA; POTT, HENRIQUE; SENTANIN, ANNA CLAUDIA; BARBOSA ZORRER FRANCO, FRANCISCO JOSE; PESSOA DA COSTA TRONDOLI, LUIZ HENRIQUE; PIRES DI LORENZO, VALERIA AMORIM. Health-Related Quality of Life and Daily Physical Activity Level in Patients with COPD- a Cluster Analysis. COPD-Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease, v. 19, n. 1, p. 6-pg., . (18/06970-5)
DA SILVA, MARCELA MARIA CARVALHO; ARCURI, JULIANO FERREIRA; DI LORENZO, VALERIA AMORIM PIRES. Individualized, low-cost and accessible pulmonary rehabilitation program based on functional clinical tests for individuals with COPD-a study protocol of a randomized controlled trial. Trials, v. 22, n. 1, . (18/06970-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: