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V Seminário do Im@go: Laboratório da imagem, experiência e criação: Educação e Esquizoarte: fora das telas, fora das linhas, fora das margens, fora...

Processo: 18/08317-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Vigência: 28 de agosto de 2018 - 30 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:César Donizetti Pereira Leite
Beneficiário:César Donizetti Pereira Leite
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Artes  Infância  Filosofia da diferença 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | arte e currículo | cinema e educação | Educação | Educação | filosofia da diferença | Infancia | Educação e Arte

Resumo

O Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação é um grupo de pesquisa composto por pesquisadores de várias Universidades brasileiras. Os estudos e as pesquisas desse grupo têm priorizado o tema: educação e a arte, tomando como eixo conceitos da Filosofia da Diferença. Bienalmente, esse grupo tem realizado Seminários para compartilhamento de suas experiências e para o encontro com outros Grupos de Estudos e Pesquisas, com Grupos de Artistas, Educadores e pesquisadores. No ano de 2018 estamos preparando um Seminário em que nos propomos a colocar a arte e as suas conexões com a educação como territórios de encontro e composição. A proposta do evento é criar alguns eixos transversais entre o que estamos nominando de Educação e Esquizoarte e, junto com isso, olhar o "fora" desses campos. Porém, por que a Arte? Por que a Educação?Em um momento político e estético que urge a necessidade de posicionamentos acerca da vida e da criação de forças para outras tantas e possíveis travessias, entendemos que se a arte afirma a potência da criação, mobilizando signos que fazem dançar afectos e perceptos para além dos compassos estabelecidos, a esquizoarte seria a afirmação da criação pelo desejo. "O desejo é revolucionário por si mesmo", afirmaram Deleuze e Guattari. Sendo assim, trata-se de pensar, de potencializar, de provocar experiências esquizoartísticas capazes de deflagrar para o território existencial, sobretudo pensando com a educação, a intensidade do próprio desejo para 'fora' das linhas e das telas que possam delimitá-lo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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