Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo da relação com o saber profissional na formação de professores de Física do Ensino Médio no contexto de uma inovação curricular

Processo: 18/03649-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2018 - 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Marcelo Alves Barros
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física  Ensino médio  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Ensino Médio | Física Moderna e Contemporânea | formação de professores | inovação curricular | Relação com o Saber Profissional | Ensino de Física

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a relação com o saber profissional de futuros professores de Física acerca da inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea em sala de aula. A etapa de coleta de dados será realizada com acadêmicos da disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Física, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação: Física), do Instituto de Física da USP de São Carlos. Nossa amostra será constituída por 12 licenciandos que trabalharão o tema: Física de Partículas Elementares e Nanociência & Nanotecnologia, durante a realização de um minicurso de 40 horas de duração. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos questionários, entrevistas semi-estruturadas e gravações em vídeo. Para análise e interpretação dos dados utilizaremos o conceito de relação com o saber (Charlot, 2000) com o intuito de classificar as respostas dos licenciandos em termos da relação com o Mundo (conhecimentos ou concepções em Física Moderna, Educação, Pedagogia etc.), com o Eu (a história do indivíduo, suas expectativas, suas perspectivas e a imagem que quer ter e passar de si) e com o Outro (professores, alunos, colegas etc.). Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas da área de educação científica a respeito do ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, assim como contribuir de forma geral para a melhoria do ensino de Física, na medida em que as conclusões que se levantarão desta investigação se propõem aos cursos de formação inicial de professores de Física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)