Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro de substâncias lipogênicas e anti-adipogênicas utilizando modelo tridimensional de adipócitos

Processo: 17/26618-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2018 - 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Patricia Santos Lopes
Beneficiário:Patricia Santos Lopes
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células  Eficácia  Técnicas in vitro 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade anti-adipogênica | atividade lipogênica | cultura celular tridimensional (3D) | eficácia | modelo in vitro | cultura celular

Resumo

A hiperplasia e hipertrofia dos adipócitos, gera muita insatisfação, principalmente em mulheres, assim pesquisas sobre ativos que reequilibrem o tecido adiposo são frequentes e necessárias. Atualmente não existe um modelo in vitro, para testar ativos e formulações destinados ao tratamento da celulite e disfunções dos adipócitos, descrito em literatura, mesmo com a implantação de leis e decretos internacionais e nacionais incentivando a descontinuidade do uso de animais em testes voltados para ingredientes e/ou produtos cosméticos. Derivados de plantas, ricos em ativos, e substâncias sintéticas são amplamente utilizados em formulações cosméticas devido às características multifuncionais que elevam o potencial de ação. Entretanto, para a sua utilização uma triagem deve ser feita em relação à segurança e eficácia. Os objetivos dessa proposta englobam os testes de avaliação de segurança, baseados nos testes recomendados pela OECD, tais como, citotoxicidade (OECD/GD 129), fototoxicidade (OECD 432) e micronúcleo in vitro (OECD 487), e testes de eficácia que serão realizados com o modelo de cultura celular tridimensional (3D) por sistema de levitação com nanopartículas magnéticas, modelo in vitro que mais se aproxima da morfologia e interações do tecido in vivo. Com base nos resultados será possível propor um método in vitro para comprovação da ação de ativos cosméticos visando substituição do uso de animais na pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOSITO, DANILO W.; LOPES, PATRICIA S.; UEOKA, ANDREZA R.; FANTINI, MARCIA C. A.; OSELIERO FILHO, PEDRO LEONIDAS; ANDREO-FILHO, NEWTON; MARTINS, TEREZA S.. Biocomposites based on SBA-15 and papain: Characterization, enzymatic activity and cytotoxicity evaluation. Microporous and Mesoporous Materials, v. 325, . (19/12301-1, 17/26618-1, 17/17844-8, 16/22916-5, 20/13204-7, 19/08582-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.