Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do exercício físico aeróbio, com método continuo ou intervalado, sobre a função vascular e cognitiva em ratos jovens e adultos alimentados com frutose

Resumo

O aumento exponencial do consumo de alimentos com alto teor de açúcar e gordura parece estar associado ao aumento da prevalência de obesidade. Sabe-se que a obesidade desencadeia agravos à saúde, com consequências físicas, econômicas e sociais. Além das conhecidas desordens fisiológicas e psicológicas, estudos tem mostrado que a obesidade poderia influenciar negativamente a função cognitiva. Recentemente os efeitos benéficos do exercício físico aeróbio contínuo sobre a função cognitiva, mais especificamente sobre a memória, têm sido demonstrados quando se compara indivíduos treinados a seus pares sedentários. Entretanto, não existem estudos que investigaram o efeito do exercício intervalado sobre a função cognitiva e, tampouco, estudos que compararam os efeitos obtidos por diferentes métodos de treinamento, neste caso, método contínuo e método intervalado. Além disso, ainda são escassos os estudos que investigaram o papel do exercício físico na prevenção de déficit cognitivo, principalmente os decorrentes de maus hábitos alimentares. Assim, o objetivo do estudo é avaliar a eficácia preventiva ou terapêutica de dois diferentes métodos de treinamento físico (contínuo e intervalado), realizado três vezes por semana, sobre a memória espacial e aprendizagem em animais alimentados com solução de frutose. Comparar ainda as respostas observadas em animais jovens e adultos. Caso seja comprovada a eficácia do exercício físico, serão investigados os mecanismos local (neurogênese, apoptose hipocampal, angiogênese e neuroinflamação) e sistêmico (reatividade vascular e sensibilidade à insulina) que poderiam estar envolvidos nesta resposta. . (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACÁRIO AROSTI REBELO; CLAUDIA MARIA PADOVAN; ADRIANA COLSERA PEREIRA; CAMILA DE MORAES. Moderate-intensity exercise training improves long-term memory in fructose-fed rats. Motriz: rev. educ. fis., v. 26, n. 4, . (17/27042-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.