Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de modelos de material para a simulação computacional da prensagem de pós

Resumo

A simulação computacional é uma ferramenta útil para reduzir os custos de produção e melhorar o controle das dimensões e as propriedades mecânicas de peças produzidas por prensagem e sinterização de pós. Entretanto, a modelagem satisfatória destes processos não é simples devido ao elevado número de parâmetros exigidos pelos modelos de material. Este projeto trata da identificação de modelos constitutivos para a modelagem computacional do processo de prensagem a frio de pós. Serão desenvolvidos ensaios mecânicos para a identificação e calibração de parâmetros, bem como para a validação dos modelos. O procedimento de identificação e calibração de parâmetros será realizado com base em ensaios mecânicos de compressão simples e diametral (ensaio brasileiro) e tração simples em corpos de prova (CDPs) "verdes" obtidos por prensagem uniaxial e/ou isostática com diferentes níveis de porosidade. A técnica de correlação de imagens digitais servirá como principal ferramenta para a obtenção de dados, uma vez que é possível obter informações sobre o campo de deslocamentos. Os ensaios de validação dos modelos serão realizados em matrizes instrumentadas com sensores de pressão e com geometrias particulares que possam induzir trajetos de carregamento distintos (em relação aos níveis de tensões desviadoras e normais) em diferentes regiões do compacto verde durante a prensagem. A validação dos modelos será realizada em função de algumas variáveis do processo de prensagem (geometria final do compacto, tensões nos sensores de pressão e distribuição de densidades) medidas experimentalmente e calculadas nas simulações computacionais usando o método dos elementos finitos por meio do programa ABAQUS. Havendo correspondência entre os dados dentro de um erro aceitável, o modelo será considerado válido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARGAS, R.; PINELLI, X.; SMANIOTTO, B.; HILD, F.; CANTO, R. B.. On the effect of sintering temperature on the fracture energy of an Alumina-Mullite-Zirconia castable at 600?C. Journal of the European Ceramic Society, v. 41, n. 7, p. 4406-4418, . (18/15266-0, 18/02801-4, 18/23081-0)
DE MELO, CAIUA CALDEIRA; FURLAN, MATHEUS; HILD, FRANCOIS; SCHMITT, NICOLAS; CANTO, RODRIGO BRESCIANI. Uniaxial compression test on ceramic green compact with bending consideration using digital image correlation. Powder Technology, v. 376, p. 136-148, . (18/02801-4, 18/15266-0)
MORAIS, MATEUS MOTA; DE MELO, CAIUA CALDEIRA; CANTO, RODRIGO BRESCIANI; FORTULAN, CARLOS ALBERTO. Calibration of powder constitutive model using digital image correlation validated for hollow hemisphere of lead zirconate titanate. Powder Technology, v. 392, p. 212-223, . (18/02801-4, 18/07928-2)
SCIUTI, V. F.; VARGAS, R.; CANTO, R. B.; HILD, F.. Pyramidal adaptive meshing for Digital Image Correlation dealing with cracks. ENGINEERING FRACTURE MECHANICS, v. 256, . (10/20920-9, 18/15266-0, 18/23081-0, 18/02801-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.