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Teoria crítica e formação: a contribuição do aporte epistemológico da hermenêutica objetiva nas pesquisas empíricas em educação

Processo: 18/05642-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Vigência: 01 de outubro de 2018 - 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Antônio Alvaro Soares Zuin
Pesquisador visitante: Andreas Georg Gruschka
Inst. do pesquisador visitante: Goethe University Frankfurt, Alemanha
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação  Escola de Frankfurt  Teoria crítica  Hermenêutica  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Escola de Frankfurt | Formação | Hermenêutica Objetiva | Semiformacao | Teoria Crítica | Theodor W | Filosofia da Educação

Resumo

O pesquisador visitante, Dr. Andreas Gruschka, professor titular catedrático aposentado da Universidade J.W. Goethe em Frankfurt am Main - Alemanha, desenvolverá suas atividades de assessoria e colaboração à pesquisa, de conferências, de mini-cursos no período de 01 de outubro a 30 de novembro de 2018, tendo como Instituição Visitante sede da UFSCar em São Carlos - SP, e participará também de atividades científicas na UNESP em Araraquara - SP, na UNIMEP em Piracicaba - SP e na USF em Itatiba - SP. Suas atividades científicas se desenvolverão em benefício do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação e dos projetos de pesquisas coordenados pelos doutores pesquisadores do referido Grupo. O pesquisador visitante, fundamentado em suas linhas de pesquisa "Teoria Pedagógica com base empírica: estudos com o aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva", "Frieza Burguesa e Educação", "Indústria Cultural e Semiformação pós Revolução Digital" e "Teoria Crítica, Estética e Educação: a figuração da infância nas pinturas de Veronese, Chardin e Phillip Runge" desenvolverá atividades de assessoria e de colaboração aos seguintes projetos científicos: 1) "O que significa educar no Brasil: estudos empíricos de sala de aula com base no aporte teórico-epistemológico da Hermenêutica Objetiva", coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes - UFSCar; 2) "Cyberbullying contra professores no Brasil: o You Tube e os Tabus a respeito da Profissão de Ensinar", coordenado pelo Prof. Dr. Antonio A. S. Zuin - UFSCar; 3)"Adorno musicólogo leitor de Freud: Subsídios críticos para a efetivação de uma educação dos sentidos", coordenado pelo Prof. Dr. Luiz A. C. Nabuco Lastória - UNESP Araraquara; 4) "Temporalidade, alienação e educação: desafios ao educador a partir da teoria crítica de Harmut Rosa", coordenado pelo Prof. Dr. Ari Fernando Maia - UNESP-Bauru e UNESP-Araraquara; 5) "A experiência estético-filosófica de interpretação de obras de arte e a dimensão formativa da sensibilidade e da autonomia do cidadão", coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Pucci - UNIMEP; 6) "Política Educacional e Indústria Cultural: um estudo sobre as políticas de ensino no Estado de São Paulo", coordenado pela Profa. Dra. Nilce Maria A. S de Arruda Campos - UNIMEP; 7) "Agora São Paulo: Linguagem e Narrativa Impressa em Tempos de Digitalização", coordenado pelo Prof. Dr. Belarmino Cesar G. da Costa. 8) "As favelizações nos centros urbanos de São Paulo e a Educação: invisibilidade social e estranhamento de mundo - análises a partir de Walter Benjamin", coordenado pela Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva - USF. Além do trabalho de assessoria aos projetos de pesquisa dos pesquisadores doutores citados e de seus orientandos, o Prof. Dr. Andreas Gruschka desenvolverá outras atividades nas instituições participantes do Projeto: a) Conferência: "Impasses da Formação Educacional na Atualidade" ministrada para os docentes e discentes dos Programas de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia em cada uma das Instituições participantes do Projeto. b) Seminário "Frieza Burguesa e Educação" na UFSCar, para os participantes do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação da UFSCar, aberto à comunidade acadêmica e com a participação de alunos e docentes da UNESP-Araraquara, UNIMEP e USF. c) Seminário "A situação da pedagogia no contexto da internacionalização do Capital" na UNESP-Araraquara, aberto à comunidade acadêmica e com a participação de docentes e alunos das instituições participantes do Projeto. d) Minicurso "Teoria Crítica, Estética e Educação: a figuração da infância nas pinturas de Veronese, Chardin e Phillip Runge" na UNIMEP, aberto à comunidade acadêmica e com a participação das demais instituições participantes do Projeto. e) Participação em Disciplinas dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFSCar. f) Participação como conferencista no XI Congresso Internacional de Teoria Crítica a ser realizado na UNESP-Araraquara entre os dias 01 e 05/10 de 2018. (AU)

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