Apoiado pela FAPESP a partir de 1968, o Laboratório de Biotecnologia Industrial da Escola Politécnica da USP contava com a participação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Escola de Engenharia Mauá, Faculdade de Engenharia Industrial, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.
O Laboratório reconhecia e ampliava os esforços nessa área da Escola Politécnica, que na década de 40 já havia montado usina piloto para produção de etanol por fermentação. A usina piloto serviu para ensino e pesquisa durante três décadas. Faltavam, porém, reatores de pequeno porte e equipamentos que permitissem a realização de trabalhos mais completos de tecnologia e engenharia em processos fermentativos.
Sucessivos apoios financeiros da FAPESP, do CNPq, BNDE e International Cell Research Organization fortaleceram a pesquisa e a formação de especialistas em biotecnologia. Até 1991 o Laboratório de Biotecnologia Industrial da Poli havia formado 28 mestres e 15 doutores e motivado a publicação de 78 trabalhos de pesquisa, dos 50 em revistas internacionais, e a implantação de grupos de pesquisa em biotecnologia em outras instituições.
Três contribuições do Laboratório para o desenvolvimento industrial:
. estudos em laboratório e em escala industrial que levaram ao uso de antibióticos como desinfetantes em fermentação alcoólica industrial (em colaboração com o Departamento de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica da USP).
. demonstração da viabilidade técnica e enconomica da fermentação contínua, decisiva para a implantação de sistema de fermentação alcoólica contínua em escala industrial (em colaboração com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
. estudos sobre a substituição do extrato de levedura por uma variação (um autolisado) na produção de concentrados nitrogenados para ração de ruminantes (em colaboração com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas; trabalho prosseguido no Centro de Desenvolvimento Biotecnológico, em Joinvile, Santa Catarina).
Ref.: SILVA, Alberto Carvalho da (Coord.). FAPESP 30 anos: em apoio à pesquisa e ao desenvolvimento. São Paulo: FAPESP; EDUSP, 1994. p. 71-74.