O Relatório das Atividades 1984 observa que, graças à Emenda Constitucional no 39 e a uma suplementação do orçamento para pesquisa e treinamento com recursos da renda patrimonial, a FAPESP pôde "expandir razoavelmente as suas atividades e atender ao aumento de pedidos qualificados durante esse período".
Em comparação com 1983, o número de auxílios concedidos aumentou 34,7% (para 374, dos 431 solicitados) e o de bolsas 17,8% (para 1.316, dos 1.806 solicitados).
Inversamente, o número de bolsas de pós-graduação diminuiu 35,9%, em razão da decisão de se restringir o apoio somente para doutorado e em áreas em que o treinamento prolongado pudesse trazer grande contribuição.
Como projeto especial, a FAPESP aprovou a formação de um Centro de Bioterismo, com o propósito de melhorar a qualidade dos animais utilizados em experimentação biológica.
O relatório reconhecia as dificuldades da época para a produção científica e tecnológica no Estado de São Paulo:
“O desgaste sofrido pelas entidades de ensino e pesquisa do Estado, na segunda metade passada e início desta, dificilmente pode ser corrigido em curto prazo; a escassez de recursos para a manutenção e renovação de instalações e equipamentos, biotérios, estações experimentais, bibliotecas e centros de processamento de dados, e a precária situação do pessoal auxiliar, refletem-se desfavoravelmente sobre as atividades científicas e docentes das universidades e dos institutos, e requerem apreciáveis investimentos para serem corrigidas”.