Um cadastramento relatado no Relatório das Atividades 1975 registrou 549 pesquisadores atuando como assessores da Diretoria Científica na avaliação dos pedidos de bolsas e auxílios à pesquisa. Essa colaboração permitia a avaliação dos pedidos em média em 20 dias.
Em 1975 a FAPESP aprovou 405 dos 623 projetos de auxílio à pesquisa 919 das 993 bolsas, financiou a publicação de 34 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e a realização de 11 simpósios internacionais e 6 nacionais. Por meio de 54 auxílios, viveram ao Brasil 55 professores de outros países, principalmente Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
Encerrado o projeto da Expedição à Amazônia, uma das Iniciativas da FAPESP, os dois barcos e outros equipamentos comprados para a pesquisa foram doados ao Museu de Zoologia da USP.
Em novembro de 1975, o governador do Estado, Paulo Egydio Martins, ao abrir um simpósio sobre energia solar, anunciou o desejo do Governo do Estado em aumentar a dotação da FAPESP de 0,5% para 1% dos tributos estaduais.