Márcio de Castro Silva Filho, nomeado Diretor Científico da FAPESP em abril de 2023 (foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Em abril de 2023, o governador Tarcísio de Freitas nomeou Márcio de Castro Silva Filho para exercer o cargo de diretor científico da FAPESP, em substituição a Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello.
Com graduação e mestrado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e doutorado pela University of Louvain (1994), na Bélgica, foi visiting scholar na University of Melbourne, Austrália, e na Ohio State University, Estados Unidos.
Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
Na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi coordenador da área de Ciências Biológicas I, diretor de Relações Internacionais e diretor de Programas e Bolsas no país.
É professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), pró-reitor de Pós-Graduação da universidade e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Veja também:
Reportagens da Agência FAPESP
“Assumo esta posição em um momento crítico para a ciência brasileira”, diz novo diretor científico da FAPESP, 2 de maio de 2023
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Marcio de Castro: Mais impulso à ousadia, 18 de maio de 2023