O Relatório Anual de 1966 registra a decisão do Conselho Superior em não apenas atender aos pedidos de auxílios e bolsas de pesquisa, mas também apoiar iniciativas próprias.
A objetivo:
“O que se objetiva é somente que a FAPESP, com os meios e com as elementos da assessoria, reconheça os setores deficitários, os setores novos que devam ser criados ou fomentados, estabeleça as ‘lacunas’ e assegure os meios para o seu preenchimento”.
O plano:
“As iniciativas da FAPESP obedeceriam a um plano de execução a curto e a Iongo prazo, elaborado com base nas necessidades de cada setor de pesquisa; o planejamento procuraria ser adequado à fase evolutiva do desenvolvimento de cada um dos setores. Tais iniciativas deveriam sempre ter caráter de conexão interdisciplinar, com ênfase especial na formação de novas pesquisadores e com mentalidade obsessiva da importância para o desenvolvimento”.
As Iniciativas lançadas em 1966 foram:
. Arquivo de Fotografias Aéreas, para atender às necessidades de pesquisa de diferentes setores das ciências da Terra, da Vida e do Homem. Inaugurado em 29 de novembro de 1966 no Instituto de Geografia da USP e aberto a todos os pesquisadores de dentro e de fora da USP.
. Centro de Estudos de Nutrição, na Faculdade de Medicina da USP, também aberto a todos os pesquisadores.
. Simpósio sobre Nutrição, a ser realizado no primeiro semestre de 1967.
. Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais, no Instituto de Química da USP.
. Levantamentos biológicos em base ecológica do litoral e de área costeira, coordenados pelo Instituto Oceanográfico da USP, durante cinco meses.
. índices das localidades do mapa do IBGE, com circulação prevista para março de 1967.
. Projeto Amazonas, levantamento faunístico, ecológico e economico dos recursos pesqueiros do Amazonas, em colaboração com o Departamento de Zoologia da Secretaria da Agricultura, o instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Museu Goeldi e a universidade Harvard.
. Seminário – Interpretação Científica de Paisagem, para botânicos, zoólogos, geólogos e geógrafos.
. Centro de Documentação Histórica, no Departamento de História da USP.
Em 1966, a Diretoria Científica, auxiliada pelos assessores, aprovou 215 auxílios e 245 bolsas.
A Diretoria Científica participou do 1º Encontro de Arquitetos brasileiros, em Curitiba; do Congresso da SBPC em Blumenau, SC; do Biota Amazônica, em Belém, PA; do 1º Seminário Latino-Americano de Fomento e Crédito Educativo, em Lima, no Peru; e da 1ª Semanda da Pesquisa da UFMG, em Belo Horizonte, MG.