Prédio principal do Fermilab em Batavia, próximo a Chigago, nos Estados Unidos (foto: Reidar Hahn/Fermilab)
Em março de 2020, a FAPESP assinou um memorando de entendimento para promover a cooperação científica e tecnológica com o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), laboratório de física de partículas de alta energia localizado em Batavia, próximo a Chicago, nos Estados Unidos.
Fundado em 1967, o Fermilab abriga o acelerador de partículas Tevatron, com 6,3 km de circunferência, e experimentos menores de colisões e de neutrinos, como o MiniBooNE e MicroBooNE (Mini Booster Neutrino Experiment and Micro Booster Neutrino Experiment), SciBooNE (SciBar Booster Neutrino Experiment) e MINOS (Main Injector Neutrino Oscillation Search).
O acordo deverá favorecer a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo no experimento Dune (Deep Underground Neutrino Experiment), conduzido pelo Fermilab.
O Dune, cuja construção deve começar em 2021, estará as propriedades de neutrinos enviados do Fermilab para Lead, em Dakota do Sul, a 1.300 quilômetros de distância. Em Lead, um detector de partículas subterrâneo preenchido com 70 mil toneladas de argônio líquido, a 1,5 km abaixo da superfície, capturará as interações de alguns desses neutrinos, fornecendo pistas sobre a evolução do Universo.
A construção e operaçãdo do experimento reúne mais de 1.000 cientistas de 175 instituições de pesquisa de 30 países. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participa do Dune por meio de um projeto apoiado pela FAPESP.
Veja os projetos concluídos ou em andamento com o Fermilab na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
Reportagens e Depoimentos em vídeo
DUNE: The Deep Underground Neutrino Experiment (4min46s), 9 de junho de 2017
Reportagens da Agência FAPESP
Dispositivo criado no Brasil para experimento internacional com neutrinos é aprimorado, 13 de fevereiro de 2019
Pesquisador da Unicamp comandará área-chave no maior estudo mundial sobre neutrinos, 1 de setembro de 2017
A participação brasileira na maior pesquisa de neutrinos da atualidade, 9 de junho de 2017
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
Múons na arapuca, 18 de outubro de 2018
Nigel Lockyer -- A física das alianças, setembro de 2015