Em agosto de 2019, na abertura do Fórum do Conselho da Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Paulo, a FAPESP anunciou acordos de cooperação bilateral com as fundações de apoio à pesquisa dos Estados de Santa Catarina (Fapesc) e da Paraíba (Fapesq), com o propósito de criar oportunidades de colaboração, em diversas áreas do conhecimento, entre pesquisadores de São Paulo e dos outros dois Estados.
Com o mesmo objetivo, foram anunciadas quatro chamadas de propostas de projetos de pesquisa, em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de Alagoas (Fapeal), do Amapá (Fapeap), da Paraíba (Fapesq) e do Distrito Federal (FAPDF). As chamadas com as FAPs do Amapá, Alagoas e Distrito Federal decorrem de um memorando de entendimento com o Conselho das FAPs firmado em 2017.
Presidentes e representantes de FAPs de 23 estados do país que participaram da reunião do Confap reconheceram a importância não só da cooperações entre os Estados, mas também com instituições de pesquisa de outros países, como forma de fortalecer a produção científica nacional.
Para mais informações, consulte os projetos concluídos ou em andamento na página do acordo com a Confap na Biblioteca Virtual da FAPESP.