Em janeiro de 2018, a FAPESP anunciou o acordo de participação no consórcio Crops for the Future Collaborative, uma iniciativa da Foundation for Food and Agriculture (FFAR), organização sem fins lucrativos sediada em Washington, Estados Unidos, criada para acelerar o esforço global de atender à demanda mundial de alimentos nos próximos 50 anos.
Formado em 2017, o consórcio reúne empresas e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver modelos de previsão e de adaptação de plantas a novas condições climáticas. Bayer, Biogemma, KWS, Precision PlantSciences, Rijk Zwaan e CIMMYT integram o consórcio, além da FAPESP e da FFAR.
Em outra iniciativa para apoiar o melhoramento genético e biotecnologia agrícola, em dezembro de 2017 a FAPESP anunciou a criação do Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Embrapa.
Para mais informações sobre projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a FFAR na Biblioteca Virtual da FAPESP.