Em outubro de 2017, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a FAPESP e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sediado no Rio de Janeiro, assinaram um acordo de cooperação para ampliar as possibilidades de apoio a empresas inovadoras e incentivar investimentos em inovação, principalmente nas áreas de Manufatura Avançada e Internet das Coisas.
O acordo facilita o acesso de empresas emergentes inovadoras apoiadas pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) a linhas de crédito do BNDES, a partir de avaliação econômica realizada pelo Banco.
O acordo possibilita a articulação de ações entre FAPESP e BNDES para projetos específicos, como os Centros de Pesquisa em Engenharia mantidos pela Fundação em parceria com empresas e instituições de pesquisa.
Também prevê a avaliação conjunta de focos tecnológicos relevantes para formulação de políticas públicas e coordenação de esforços para investimentos no país, como o lançamento de chamadas conjuntas de projetos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Manufatura Avançada e Internet das Coisas.
Leia também:
Reportagens da revista Pesquisa FAPESP
O Brasil da Internet das Coisas, setembro de 2017