Em setembro de 2016, a FAPESP integrou a Global Research Collaboration for Infectious Disease Preparedness (GLoPID-R) e a Global Alliance for Chronic Diseases (GACD).
A GLoPID-R é uma rede de instituições de apoio a pesquisas sobre doenças infecciosas, como a Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, a African Academy of Sciences, a Bill & Melinda Gates Foundation, o Department of Health and Human Services dos Estados Unidos, o Canadian Institutes of Health Research e o Wellcome Trust do Reino Unido. Do Brasil, fazem parte também o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz.
A GACD financia programas de pesquisa em doenças crônicas ou relacionadas ao estilo de vida, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças pulmonares e transtornos mentais. Entre os membros estão o National Health and Medical Research Council da Australia, os Institutes of Health Research do Canadá, a Academia de Ciências Médicas da China, o Medical Research Council do Reino Unido, a Agência para Pesquisa Médica do Japão, a Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia e os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre a GLoPID-R e GACD na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Leia também:
Reportagens da Agência FAPESP
Financiadores de pesquisa em saúde definem diretrizes para o enfrentamento de novas pandemias, 1 de novembro de 2023
Como reduzir a lacuna entre descobertas científicas e sua implementação em políticas públicas. 23 de novembro de 2018