Em outubro de 2010, a FAPESP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) firmaram um acordo de cooperação científica para apoiar projetos de pesquisa na área de desenvolvimento infantil.
A Fundação foi criada em 1965 por Gastão Eduardo e Maria Cecília Souto Vidigal para incentivar estudos científicos na área da hematologia. Durante quase 40 anos, os trabalhos foram dirigidos exclusivamente a pesquisas e atendimento a leucêmicos. Nos anos 2000, as atividades foram expandidas para a área de geração de conhecimento. Atualmente, a missão da fundação, que é mantida por um fundo patrimonial, é gerar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento integral da criança de zero a três anos.
Os projetos selecionados resultantes do acordo de cooperação serão financiados em proporções iguais entre as duas instituições. Cinco propostas de trabalho foram selecionadas por meio de uma chamada de projetos realizada em 2015, 16 propostas foram aprovadas na chamada de 2012 e 10 propostas na chamada de 2011.
Um dos estudos, apresentado em 2014, indicou que quase um terço de uma amostra de 358 crianças menores de 3 anos no município de Itupeva, no interior de São Paulo, apresenta excesso de peso, mas apenas 20% das mães têm a percepção do problema. O estudo registrou sinais de atraso no desenvolvimento em 28% e anemia por deficiência de ferro em 38% das crianças avaliadas.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.