Um dos prédios da Universidade de Münster, uma das instituições da Alemanha com a qual a FAPESP firmou um acordo de cooperação em setembro de 2014 (foto: UM).
Na véspera da abertura da FAPESP Week Munich, realizada em outubro de 2014 em Munique, na Alemanha, representantes da FAPESP e da Fraunhofer-Gesellschaft, maior organização para a pesquisa aplicada da Europa, assinaram um acordo de cooperação científica e tecnológica.
A Fraunhofer mantém mais de 80 unidades de pesquisa na Alemanha, incluindo 60 institutos Fraunhofer, e centros de inovação no Brasil, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas.
Durante a FAPESP Week Munich, a FAPESP formalizou dois novos acordos de cooperação científica e tecnológica, com o Ministério da Educação e Pesquisa da República Federativa da Alemanha (BMBF) e com a Universidade de Münster, uma das mais importantes instituições de ensino superior da Alemanha, fundada em 1780, atualmente com 37.000 estudantes.
Além dessas instituições, a FAPESP mantém acordos de cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) desde 1988, com a Fundação Alemã de Pesquisa Científica (DFG), em vigor desde 2006, e com o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera (STMWFK), firmado em 2012.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a Fraunhofer, o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, a Universidade de Münster, o DAAD, a DFG e o STMWFK na Biblioteca Virtual da FAPESP.
Veja também:
Acordo com a Friedrich-Alexander University (FAU)
Acordo com Centro Alemão de Ciência e Inovação