A Universidade de Hiroshima, com a qual a FAPESP firmou um acordo de colaboração em agosto de 2014 (foto: Univ. Hiroshima)
Em agosto de 2014, representantes da FAPESP e da Universidade de Hiroshima (HU), uma das mais importantes do Japão, assinaram um acordo de cooperação para promover a colaboração e implementação de projetos conjuntos.
A Universidade de Hiroshima foi criada em 1949 por meio da fusão de várias instituições de ensino superior (uma delas, a Universidade Hiroshima de Literatura e Ciência, tinha sido fundada em 1929 como uma das universidades nacionais) e reúne atualmente 11.000 estudantes de graduação e 3.300 de pós-graduação.
O acordo de cooperação entre FAPESP e JST é resultado de tratativas iniciadas em março de 2013 com o Simpósio Japão-Brasil sobre Colaboração Científica, realizado em Tóquio pela FAPESP e pela Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), com apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.
A cooperação também poderá contar com o suporte da Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS) e da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST), instituições com as quais a Fundação firmou memorandos de entendimento, com a mesma finalidade, em 2013 e 2014.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com Universidade de Hiroshima na Biblioteca Virtual da FAPESP.