A Eshkol Tower, um dos pontos de observação da Universidade de Haifa, com a qual a FAPESP formalizou um acordo de cooperação em dezembro de 2013 (foto: Univ. Haifa)
Em novembro de 2012 a FAPESP assinou um acordo com o Centro de P&D da Indústria Israelense (Matimop), agência para cooperação em pesquisa e desenvolvimento ligada ao Ministério da Indústria, Comércio e Trabalho de Israel.
Em dezembro de 2013, a FAPESP e a Universidade de Haifa, Israel, assinaram um acordo de cooperação científica e tecnológica, por meio do financiamento de projetos conjuntos de pesquisa. Fundada em 1963, a Universidade de Haifa reúne 8.000 estudantes de graduação e 7.000 de pós-graduação.
Outro acordo, em setembro de 2014, formalizou a cooperação entre a FAPESP e o Weizmann Institute of Science (WIS). Fundado em 1934 na cidade de Rehovot, o Weizmann é um dos principais centros de pesquisa de Israel.
Um workshop realizado em outubro de 2014 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) reuniu pesquisadores de São Paulo e de Israel e fortaleceu as possibilidades de cooperação entre os grupos de pesquisa.
Em janeiro de 2015 foi assinado um acordo com o Technion - Instituto de Tecnologia de Israel, a universidade mais antiga de Israel, fundada em 1924, focada na engenharia e em ciências exatas, atualmente com 13.000 estudantes.
Em dezembro de 2015, a FAPESP e o Instituto Weizmann anunciaram os dois projetos de pesquisa selecionados na primeira chamada de propostas conjunta lançada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com o Matimop, a Universidade de Haifa, o Instituto Weizmann e o Technion na Biblioteca Virtual da FAPESP.
A FAPESP e o Instituto Weizmann formalizaram um acordo de cooperação em setembro de 2014. Acima, a Faculdade de Física do Instituto (foto: WIS).
Faculdade de Ciências da Computação do Technion, a universidade mais antiga de Israel (foto: Technion)