Usina de etanol da ETH, que firmou um acordo com a FAPESP em setembro de 2011 para pesquisas conjuntas em biocombustíveis (foto: ETH)
Em setembro de 2011 a FAPESP e a ETH Bioenergia assinaram um acordo de cooperação para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica.
O acordo prevê investimentos de R$ 10 milhões da FAPESP e de outros R$ 10 milhões da ETH, uma das maiores fabricantes nacionais de açúcar e etanol, para pesquisas nas áreas de plantio, colheita e processamento da cana e seus derivados, em cooperação entre pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa, públicas e privadas, do Estado de São Paulo e da empresa.
No mesmo dia, a FAPESP lançou uma chamada de propostas aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo.
O acordo e a chamada de propostas de trabalho incentivam o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar de maior produtividade que as atuais, de leveduras industriais com melhor desempenho, de novas técnicas de fermentação e automação agrícola e de recuperação e uso de subprodutos e resíduos como palha, bagaço e vinhaça.
Em setembro de 2012 a FAPESP e a ETH Bioenergia anunciaram os 11 projetos selecionados na chamada de propostas de pesquisas publicada em setembro de 2011.
Para mais informações sobre os projetos em andamento ou concluídos, consulte a página sobre o acordo com a ETH e os outros Convênios e Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual da FAPESP.