Advanced search
Start date
Betweenand

Evidence of the presence of the AGR system, expression of toxins and antimicrobial resistance in coagulase-negative staphylococci isolates from hemoculture

Grant number: 11/23746-2
Support Opportunities:Scholarships in Brazil - Doctorate (Direct)
Effective date (Start): March 01, 2012
Effective date (End): February 28, 2014
Field of knowledge:Biological Sciences - Microbiology - Biology and Physiology of Microorganisms
Principal Investigator:Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha
Grantee:Valéria Cataneli Pereira
Host Institution: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brazil

Abstract

Os Estafilococos coagulase-negativa (ECN) são integrantes da microflora normal da pele humana, sendo os microrganismos mais freqüentemente isolados de materiais clínicos. No ambiente hospitalar são a maior causa de bacteremia, na maioria dos casos em pacientes mantidos em unidades de tratamento intensivo. A patogenia das infecções causadas por estas bactérias é complexa e multifatorial, sendo vários os fatores de virulência envolvidos nas infecções. O Biofilme é o principal fator de virulência nos ECN, conferindo proteção contra o sistema imune do hospedeiro e a ação dos antimicrobianos. As toxinas estafilocócicas denominadas superantígenos, são classificadas antigenicamente em toxina 1 da síndrome do choque tóxico e em enterotoxinas. Desencadeiam uma série de efeitos tóxicos, como a síndrome do choque tóxico, as intoxicações alimentares e diversas perturbações do sistema imune. Os sistemas regulatórios estafilocócicos tais como os sistemas agr, podem afetar a produção das enterotoxinas estafilocócicas, agindo como indutor ou repressor de genes específicos para a produção de fatores de virulência. Além dos fatores de virulência, o aumento da resistência antimicrobiana nos últimos anos tem fundamental significância nas infecções hospitalares. As amostras resistentes a oxacilina deixam poucas alternativas para o tratamento das infecções causadas por estes patógenos. Uma das drogas de escolha tem sido a vancomicina, porém já são relatados casos de suscetibilidade reduzida e resistência a esta. Assim, este estudo tem como objetivos caracterizar as espécies de ECN provenientes de hemoculturas de pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu quanto à detecção e expressão dos superantígenos, o sistema agr envolvido na produção das enterotoxinas estafilocócicas e a susceptibilidade a antimicrobianos. (AU)

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
Articles published in other media outlets (0 total):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(References retrieved automatically from Web of Science and SciELO through information on FAPESP grants and their corresponding numbers as mentioned in the publications by the authors)
PEREIRA, VALERIA CATANELI; PINHEIRO, LUIZA; OLIVEIRA, ADILSON; MARTINS, KATHERYNE BENINI; MORAES RIBOLIA, DANILO FLAVIO; RIBEIRO DE SOUZA DA CUNHA, MARIA DE LOURDES. Expression of superantigens and the agr system in Staphylococcus epidermidis. Microbial Pathogenesis, v. 115, p. 19-24, . (11/23746-2)
Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
PEREIRA, Valéria Cataneli. Evidência da presença do sistema AGR, expressão de toxinas e resistência aos antimicrobianos em estafilococos coagulase-negativa isolados de hemoculturas. 2014. Doctoral Thesis - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Please report errors in scientific publications list by writing to: cdi@fapesp.br.