Advanced search
Start date
Betweenand

Análises de expressão de genes importantes no metabolismo de xilose das leveduras Rodothorula dairenensis e Pseudozyma hubeienses e de outros fungos isolados a partir do trato intestinal de insetos que parasitam a cana-de-açúcar

Grant number: 12/00080-1
Support type:Scholarships in Brazil - Master
Effective date (Start): February 01, 2012
Effective date (End): January 31, 2014
Field of knowledge:Biological Sciences - Genetics - Molecular Genetics and Genetics of Microorganisms
Cooperation agreement: Vale-FAPEMIG-FAPESPA
Principal researcher:Gustavo Henrique Goldman
Grantee:Thuanny Andrade Borges
Home Institution: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brazil
Company:Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)

Abstract

O setor sucroalcooleiro no Brasil é responsável por aproximadamente 3% do PIB nacional, do qual parte é em função da produção de açúcar e parte, da produção de etanol. A completa utilização do substrato é um dos pré-requisitos para tornar os processos do etanol lignocelulósico economicamente competitivos. A glicose constitui em torno de 60% dos açúcares disponíveis no biomaterial celulósico. A fermentação dos açúcares disponíveis na biomassa celulósica apresenta um desafio único por causa da presença de outros açúcares, tais como xilose e arabinose. Em leveduras e demais organismos eucariotos, a conversão de D-xilose a D-xilulose ocorre em duas etapas: inicialmente D-xilose é reduzida a D-xilitol, pela enzima xilose redutase (XR); em seguida, D-xilitol é oxidado a D-xilulose, pela enzima xilitol desidrogenase (XDH). D-xilulose é fosforilada pela enzima xilulose quinase (XK), a D-xilulose 5-P. A D-xilulose-5P é convertida a gliceraldeído-3P e frutose-6P, ingressando na via da glicólise, chegando a piruvato que é convertido a etanol e vários outros produtos. As duas primeiras enzimas dessa rota (XR e XDH) possuem cofatores distintos provocando, assim, um desequilíbrio redox e impedindo a utilização anaeróbica destes açúcares além de ser uma das principais causas de excreção de xilitol. Pichia stipitis, Candida shehatae e Pachysole tannophilus são três leveduras reconhecidas como as melhores naturalmente fermentadoras de xilose. Entretanto, tais seres vivos são muitas vezes ineficientes para utilização industrial. A principal levedura utilizada na produção industrial de álcool combustível é a Saccharomyces cerevisiae. Porém, S. cerevisiae não reconhece xilose como uma fonte de carbono estritamente fermentável. Ao contrário, xilose é capaz de reprimir alguns genes, enquanto outros que são geralmente reprimidos em glicose mostram altos níveis de expressão na presença de xilose. Uma alternativa para que S. cerevisiae possa produzir etanol através destes açucares é modificá-la geneticamente com genes provenientes de microrganismos que naturalmente realizem esta conversão. Dessa forma este projeto visa caracterizar as leveduras Rodothorula dairenensis e Pseudozyma hubeienses e também outros fungos isolados do intestino de insetos parasitas da cana-de-açúcar, através de análises de expressão de genes importantes no metabolismo de xilose, medição de suas respectivas atividades enzimáticas, bem como avaliar a expressão destes em S. cerevisiae. (AU)

News published in Agência FAPESP Newsletter about the scholarship:
Articles published in other media outlets (0 total):
More itemsLess items
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Scientific publications
(References retrieved automatically from Web of Science and SciELO through information on FAPESP grants and their corresponding numbers as mentioned in the publications by the authors)
DE CASTRO OLIVEIRA, JULIANA VELASCO; BORGES, THUANNY A.; CORREA DOS SANTOS, RENATO AUGUSTO; FREITAS, LARISSA F. D.; ROSA, CARLOS AUGUSTA; GOLDMAN, GUSTAVO HENRIQUE; RIANO-PACHON, DIEGO MAURICIO. Pseudozyma brasiliensis sp nov., a xylanolytic, ustilaginomycetous yeast species isolated from an insect pest of sugarcane roots. INTERNATIONAL JOURNAL OF SYSTEMATIC AND EVOLUTIONARY MICROBIOLOGY, v. 64, n. 6, p. 2159-2168, . (12/00080-1)
Academic Publications
(References retrieved automatically from State of São Paulo Research Institutions)
BORGES, Thuanny Andrade. Functional characterization of important genes in xylose metabolism of the yeasts Rhodotorula dairenensis and Pseudozyma brasiliensis sp. nov.. 2014. Master's Dissertation - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Please report errors in scientific publications list by writing to: cdi@fapesp.br.