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Alessandra Del Ré

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor e entre 2019/2020 atuou como Professora-Visitante na Université de Montpellier 3 (UM3), com financiamento da CAPES. Entre outros trabalhos, organizou, em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto); em 2017, com as Profas Carmem L. C. Silva e Marianne Cavalcante, o livro "A criança na/com linguagem: saberes em contraponto"; e, em 2018, com a Profa Dra. Christelle Dodane (Montpellier 3), o número Enfance et langage: voix, corps et discours, para a revista Cahiers de Praxématique. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com as seguintes universidades: Paris 3 (Profas Aliyah Morgenstern e Anne Salazar-Orvig), Paris Descartes (Profas. Marie Leroy-Collombel e Ranka Bijeljac-Babic), BT-U Cottbus-Senftenberg (Profas. Juliane Noack Napoles e Patrícia Falasca), e Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane). Em 2016, com a Profa. C. Dodane, criou a exposição "A criança na língua: passo a passo/ L'enfant dans la langue: pas à pas", itinerante, que vem visitando diferentes instituições no Brasil e na França e que, em 2018, ganhou um espaço permanente no Centro de Ciências de Araraquara (SP). 
É pesquisadora do CNPq (Nível 2) e líder dos Grupos NALingua (CNPq) e GEALin (UNESP). Atualmente, é coordenadora da rede “Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem” CAPES/Print (UNESP); vice-coordenadora do GT Aquisição da linguagem oral e escrita, na ANPOLL e membro da Comissão de Aquisição da Linguagem da ABRALIN. (Fonte: Currículo Lattes)

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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

HILÁRIO, Rosângela Nogarini. Um olhar sobre a aquisição do plural nominal em crianças.  184 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).  (11/08203-2

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