Busca avançada
Ano de início
Entree

Mario Sergio Salerno

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Gestão da Inovação, que desenvolve pesquisas, cursos e, via NAGI ? Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (criado em projeto Finep), apoia a implantação e melhoria de sistemas de organização e gestão da inovação em empresas estabelecidas e apoia empreendedores de empresas intensivas em conhecimento a mitigar incertezas nos ecossistemas de negócios. Coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP, um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP, constituído a partir de edital competitivo com referees externos, dedicado a políticas públicas de inovação e desenvolvimento produtivo, em conjunto com pesquisadores de Sociologia, Direito, Engenharia, Administração, Direito e Medicina. Coordenador de projeto temático Fapesp sobre gestão de incertezas em atividades de inovação, iniciado em abril de 2019, articulado em rede com diversas universidades no Brasil e no exterior (Babson College e NYU ? EUA; Cambridge ? UK; Aalborg ? Dinamarca). Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), especializado em Inovação Tecnológica e Desenvolvimento (IDS, University of Sussex, Inglaterra, 1986), doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1991) com período de estudos junto à Politécnica de Milão, Itália (1989), pós-doutorados no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés / Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (Latts-Enpc, França, 1996) e no Rensselaer Polytechnic Institute (Troy, NY, EUA, dez. 2014 - jan. 2015), livre-docente em Engenharia de Produção pela EPUSP (1998). Membro do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT), nomeado pelo Governador do Estado (desde 2010), e do Conselho Técnico-Científico do Instituto Nacional de Tecnologia (INT, 2008-2015), nomeado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), nomeado pelo Presidente da República (2005-2006). Diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), nomeado pelo Ministro do Planejamento (2003-2004). Membro da Coordenação do Grupo Executivo que elaborou as Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) -2003/4. Consultor ad hoc de Capes, CNPq, Fapesp, Finep, BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento e de diversas revistas científicas. ORCID 0000-0002-2025-2534; ResearcherID H-5984-2012; researchgate.net/profile/Mario_Salerno3 (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/05/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (3)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

JOSÉ ANTONIO CARNEVALLI; PAULO AUGUSTO CAUCHICK MIGUEL; MARIO SERGIO SALERNO. Aplicação da modularidade na indústria automobilística: análise a partir de um levantamento tipo survey. Production, v. 23, n. 2, p. 329-344, . (07/02877-6, 08/02695-8)

VANESSA DE LIMA FERREIRA; MARIO SERGIO SALERNO; PAULO TADEU DE MELLO LOURENÇÃO. As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer. Gestão & Produção, v. 18, n. 2, p. 221-236, . (09/04045-3)

JOSÉ ANTONIO CARNEVALLI; PAULO AUGUSTO CAUCHICK MIGUEL; MARIO SERGIO SALERNO. Aplicação da modularidade na indústria automobilística: análise a partir de um levantamento tipo survey. Production, n. ahead, p. 0-0, . (07/02877-6, 08/02695-8)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: