Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial de contaminação do solo e plantas por metais pesados contidos em fertilizantes

Processo: 04/15897-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Cassio Hamilton Abreu Junior
Beneficiário:Milton Ferreira de Moraes
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Métodos de extração sequencial   Nutrição vegetal   Feijão

Resumo

O uso de corretivos e fertilizantes pode ser considerado a base para a produção sustentável de alimentos. Entretanto, devido à presença de contaminantes (metais pesados tóxicos) nos fertilizantes, seja pelo material de origem das rochas fosfatadas ou pelo uso de subprodutos que contém altos teores de metais pesados, tem provocado muita polêmica e discussões. Alguns autores encontraram efeitos prejudiciais devido o uso prolongado de fertilizantes que contem metais pesados tóxicos em altas concentrações, outros não observaram efeitos prejudiciais ao solo e as plantas. Isto demonstra a necessidade da realização de mais estudo nesta área. Com base no exposto, será desenvolvido dois experimentos com solos de características contrastantes em casa de vegetação, utilizando as culturas de feijão e arroz de sequeiro, em delineamento inteiramente causalizado. Os tratamentos constituirão de fontes de P (rocha, superfosfato siples e mistura pró-análise) nas doses 200 e 400 mg dm-3 e micronutrontes Cu e Zn (subprodutos, adubos comerciais e misturas pró-análise) nas doses 2 e 4 mg dm-3 para o Cu e 4 e 8 mg dm-3 para o Zn. Serão realizados dois cultivos até a produção de grãos (efeito direto e residual). Para avaliar o efeito dos tratamentos na planta serão realizadas análises de raízes, folhas, parte aérea e grãos. A dinâmica dos metais pesados no solo será avaliada pela extração seqüencial dos metais pesados nos fertilizantes, nos solos e com solução de ácidos orgânicos e extratores MEHLICH 1, DTPA e CaCI2 0,01 mol L-1. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAVRES JUNIOR, JOSE; MALAVOLTA, EURIPEDES; NOGUEIRA, NEUSA DE LIMA; MORAES, MILTON FERREIRA; REIS, ANDRE RODRIGUES; ROSSI, MONICA LANZONI; CABRAL, CLEUSA PEREIRA. CHANGES IN ANATOMY AND ROOT CELL ULTRASTRUCTURE OF SOYBEAN GENOTYPES UNDER MANGANESE STRESS. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 33, n. 2, p. 395-403, MAR-APR 2009. Citações Web of Science: 9.
JOSÉ LAVRES JUNIOR; MILTON FERREIRA MORAES; CLEUSA PEREIRA CABRAL; EURÍPEDES MALAVOLTA. Influência genotípica na absorção e na toxidez de manganês em soja. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 32, n. 1, p. 173-181, Fev. 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Milton Ferreira de. Micronutrientes e metais pesados tóxicos: do fertilizante ao produto agrícola. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.