Busca avançada
Ano de início
Entree

Ontogenia em lagartos tropiduros: influências da morfologia da casca e dos gradientes ecológicos de incubação dos ovos

Processo: 03/13235-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Renata Brandt Nunes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Há entre as espécies de lagartos gradientes de incubação dos ovos com diferentes condições de temperatura umidade e composição dos solos. Mudanças nestes fatores produzem efeitos no crescimento, desenvolvimento e sobrevivência dos embriões e filhotes, que podem estar relacionados com as trocas gasosas e a demanda de 02 dos embriões. Sua relação com a morfologia da casca do ovo será compreendida através de estudos paralelos da estrutura da casca e condutância aos gases. Tendo em vista a dificuldade em propor mecanismos pelos quais variáveis ecofisiológicas afetam os embriões em desenvolvimento e a pouca atenção recebida pela diversidade morfológica dos ovos, propõe-se um trabalho cujos objetivos são: (1) determinar os efeitos da co-variação temperatura-umidade no desenvolvimento de embriões e sua relação com a magnitude de trocas gasosas do ovo, (2) estudar a estrutura da casca e determinar a influência do micro-ambiente do local de postura no crescimento, performance locomotora e sobrevivência dos filhotes, (3) realizar um estudo comparativo da ecologia dos locais de postura, (4) propor um limite ecológico para a oviparidade em lagartos nos gradientes altitudinais. Serão utilizadas: análise de ultra-estrutura e propriedades mecânicas da casca, medidas de metabolismo, crescimento e desenvolvimento dos embriões e filhotes, medidas de difusibilidade de oxigênio e água através da casca, performance dos filhotes e registro do micro-ambiente dos ninhos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDT, R.; NAVAS, C. A. Body size variation across climatic gradients and sexual size dimorphism in Tropidurinae lizards. JOURNAL OF ZOOLOGY, v. 290, n. 3, p. 192-198, JUL 2013. Citações Web of Science: 11.
BRANDT, RENATA; NAVAS, CARLOS A. Life-History Evolution on Tropidurinae Lizards: Influence of Lineage, Body Size and Climate. PLoS One, v. 6, n. 5 MAY 13 2011. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Renata Brandt. Aspectos evolutivos da história de vida e estrutura da casca do ovo de lagartos tropiduríneos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.