Busca avançada
Ano de início
Entree

Hetero e homossexualismo no epigrama helenístico

Processo: 03/12585-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Pesquisador responsável:Maria Celeste Consolin Dezotti
Beneficiário:Luiz Carlos André Mangia Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tradução

Resumo

Pretendemos, neste Projeto de Doutoramento, comparar as produções amátorias desenvolvidas pela epigramática helenística, a partir dos poemas compilados na Antologia Palatina (AP) em seus livros V e XII; traduziremos aproximadamente 120 poemas deste último livro, cujos epigramas são denominados "paidiká" (pederásticos, homossexuais), para compararmos com os do livro V, chamados "erotiká" (heterossexuais), que já possuímos traduzidos (107 epigramas) como um dos resultados de nossa Dissertação de Mestrado. É obscuro o sentido de se alocarem, freqüentemente, os epigramas do livro V no livro XII, e vice-versa; essa atitude faz parecerem simétricos textos que cantam amores assimétricos (revelador disso é o fato de que a mulher, na Grécia Antiga, uma vez que possuía "status" inferior ao homem, desempenhava na relação amatória sempre o papel passivo; na pederastia, ao contrário, a definição dos papéis era mais complexa, pela identidade de "status" entre os amantes). Sustentamos a hipótese de que as identidades textuais existentes entre as duas produções não fazem idênticos seus significados, já que nos epigramas se expressam amores diferentes. Além dessa investigação de cunho filológico, um dos resultados deste Projeto será verter para o português todos os epigramas helenísticos abrigados nos livros "erotiká" (V) e "paidiká" (XII) da AP, textos praticamente inéditos em português, compilados numa antologia tão pouco trabalhada pelos estudos clássicos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Luiz Carlos André Mangia. A representação do desejo nos epigramas eróticos helenísticos : estudo do masculino e do feminino nos livros 5 e 12 da Antologia Palatina. 2008. 263 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.