Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos materiais para eletro-oxidação de substratos orgânicos: o uso de óxidos ternários de composição Ti/Ru0,3Ti(0,7-x)SnxO2 na investigação da oxidação do etanol

Processo: 97/14361-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1998
Vigência (Término): 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Juliane Cristina Forti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocatálise   Etanol   Rutênio   Titânio   Estanho

Resumo

O presente projeto visa a aplicação de métodos eletroquímicos para estudar a viabilidade de catálise heterogênea de óxido ternários de titânio, estanho e rutênio na oxidação de substratos orgânicos tendo a oxidação do etanol como modelo. Anodos Dimensionalmente estáveis ternários (rutênio, estanho e titânio) como material eletro-catalisador é um campo novo na área de Eletroquímica orgânica. Dos catalisadores empregados o óxido de rutênio apresenta grande versalidade e poder catalítico observado tanto em fase homogênea como heterogêneo. Já o óxido de estanho apresenta um alto grau de poder oxidante. O titânio é introduzido na mistura para fornecer estabilidade mecânica. A mistura destes materiais pode originar em uma superfície capaz de modular as propriedades superficiais permitindo potencializar a síntese eletroquímica. O presente estudo visa ampliar os dados apresentados na literatura sobre a utilização dos ADE em eletro-síntese orgânica. Além do interesse eletro-sintético o presente trabalho visa a preparação dos eletrodos introduzindo uma nova metodologia de preparação de eletrodos ternários, método de Pechini, serão abordados vários aspectos da preparação, análise de superfície e atividade eletroquímica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTI‚ J.C.; OLIVI‚ P.; DE ANDRADE‚ A.R. Characterisation of DSA®-type coatings with nominal composition Ti/Ru0. 3Ti (0.7-x) SnxO2 prepared via a polymeric precursor. Electrochimica Acta, v. 47, n. 6, p. 913-920, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.