Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de eletrodos óxidos binários de decomposição RuO2-Ta2O5: investigação da oxidação de etanol e ácido acético em meio ácido como reações modelo da quebra da ligação C-C

Processo: 02/06465-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Josimar Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido acético   Eletrocatálise   Etanol

Resumo

Serão investigados eletrodos do tipo Ti/xRuO2-(1-x)Ta2O5 (x > 0,2; x em passos de 0,1) em meio ácido (H2SO4). Estes eletrodos apresentam a vantagem de serem fáceis de construir, ter uma boa resistência mecânica e já estarem implantados em um grande campo da eletroquímica aplicada. As características estruturais e catalítica dos eletrodos, bem como sua estabilidade, será investigada por meio de várias técnicas que incluem análise in-situ e ex-situ. A estabilidade do sistema será investigada em função do tempo, as suas características morfológicas, físico-químicas, através das técnicas de MEV, EDX, DRX, XPS, espectroscopia de Auger, estudos de SPAIRS e SNIFTIRS permitiram obter resultados sobre espécies adsorvidas no eletrodo. Estudos de voltametria cíclica serão realizados frente ao eletrólito suporte H2SO4, determinação do coeficiente de Tafel e ordem de reação em meio ácido e em meio contendo substrato orgânico (ácido acético e etanol) e o tempo de vida útil do eletrodo em condições de corrosão mecânica acelerada. Será realizado um estudo sistemático da eletro-oxidação do ácido acético e do etanol com os eletrodos que apresentarem maior estabilidade mecânica bem como maior atividade eletrocatalítica. Visando identificar tanto aspectos práticos (cálculo de densidade de corrente apropriada para oxidação completa do substrato) como aspectos teóricos importantes, tais como a eficiência catalítica do material eletródico. E análise do produto final de oxidação, por HPLC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, JOSIMAR; TREMILIOSI-FILHO, GERMANO; OLIVI, PAULO; DE ANDRADE, ADALGISA R. XAS characterization of the RuO2-Ta2O5 system local (crystal) structure. Materials Chemistry and Physics, v. 125, n. 3, p. 449-460, FEB 15 2011. Citações Web of Science: 9.
RIBEIRO, J.; PURGATO, F. L. S.; KOKOH, K. B.; LEGER, J. -M.; DE ANDRADEA, A. R. Application of Ti/RuO2-Ta2O5 electrodes in the electrooxidation of ethanol and derivants: Reactivity versus electrocatalytic efficiency. Electrochimica Acta, v. 53, n. 27, p. 7845-7851, NOV 15 2008. Citações Web of Science: 25.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Josimar. Estudo da atividade do sistema binário RuO2-Ta2O5 preparado por dois métodos de decomposição térmica na oxidação do Etanol. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.