Busca avançada
Ano de início
Entree

Identidades profissionais: histórias de alfabetizadoras bem sucedidas

Processo: 02/09372-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Maria Iolanda Monteiro
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto tem por objetivo desenvolver uma investigação sobre processos da produção do sucesso escolar, de modo a aprofundar o tema com base no estudo de professoras que, em décadas passadas, tiveram muito êxito no trabalho de alfabetização. A perspectiva que se tem em vista é a de realizar uma investigação que, ao se valer dos estudos com história de vida, permita conhecer de modo mais arguto os processos por meio dos quais determinadas professoras se tornaram alfabetizadoras bem sucedidas, destacando-se por sua atuação especialmente na rede pública paulista. O período escolhido deverá ficar inicialmente circunscrito entre 1950 e 1980, ponderando-se que tais décadas recobrem um período anterior e outro posterior à reforma da Lei 5692/71, períodos esses que se mostram distintos quanto às condições em que o trabalho docente veio a se realizar. A proposta de estudar a questão do rendimento escolar com base nas experiências de alfabetizadoras bem sucedidas tem em vista examinar em que medida determinadas professoras tem mais êxito no trabalho de alfabetização, de que maneira o contexto familiar e cultural pesaram na desenvoltura pedagógica, identificando o ponto de vista delas sobre o sucesso, como elas explicam a sua vida profissional marcada pelo êxito, conhecendo os saberes que acumularam e as representações que deram sustentação ao trabalho de alfabetização. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTEIRO, Maria Iolanda. Histórias de vida: saberes e práticas de alfabetizadoras bem sucedidas.. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.