Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de eletrodos óxidos ativados por coating metálico em eletrosíntese orgânica: oxidação de acetaldeído, formaldeído e ácido oxálico

Processo: 00/09428-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Juliane Cristina Forti
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ácido oxálico   Formaldeído   Aldeídos   Eletrocatálise

Resumo

Neste projeto propõe-se a utilização de eletrodos óxidos, com comprovado poder catalítico como Ti/RuxTi(1-x)O2 (x>0,2), ativados por eletrodeposição de metais (Pt, Pb, Cu, Mn). Este tratamento visa modular as propriedades desejadas visando otimizar a degradação. As moléculas escolhidas para aplicação deste estudo são: o acetaldeído, o formaldeído e o ácido oxálico, que além de estarem ligadas à problemática ambiental, podem ser utilizadas para formulação de um mecanismo completo da quebra de ligação C-C para investigação de moléculas mais complexas. A eletrodeposição pode ser realizada por meio de aplicação de um potencial ou de uma corrente anódica, de acordo com o metal a ser depositado. A degradação de substâncias orgânicas por via eletroquímica apresenta aplicação em dois ramos bastantes interessantes: (i) degradação compostos que apresentam danos ambientais isto é, poluentes industriais para aplicação em química ambiental e (ii) degradação de compostos simples para utilização da energia gerada no processo na aplicação em células combustível. A degradação por via eletroquímica deste composto pode ser uma alternativa promissora, a quebra da ligação C-C e a formação de CO2 com produto final é objeto de estudos de vários autores. Os produtos propostos para esta tese são: formaldeído, acetaldeído e ácido oxálico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORTI‚ JC; MANZO-ROBLEDO‚ A.; KOKOH‚ KB; DE ANDRADE‚ AR; ALONSO-VANTE‚ N. Electrooxidation of acetaldehyde on platinum-modified Ti/Ru0. 3Ti0. 7O2 electrodes. Electrochimica Acta, v. 51, n. 14, p. 2800-2808, 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORTI, Juliane Cristina. Aplicação de eletrodos de óxidos ativados em eletrooxidação orgânica: oxidação de formaldeído, acetaldeído e ácido oxálico. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.