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Escrever, conhecer, educar: a escola e as lógicas da invenção

Processo: 07/59816-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Convênio/Acordo: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Denice Barbara Catani
Anfitrião: Antonio Nóvoa
Instituição no exterior: Universidade de Lisboa, Portugal
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O projeto Escrever, Conhecer, Educar: a Escola e as Lógicas da invenção (apresentado à FAPESP no âmbito do Convênio FAPESP - GRICES) busca analisar na obra de dois autores - R. Barthes (1915-1980) e P. Bourdieu (1930-2002) as configurações dos argumentos acerca das "lógicas da invenção" presentes na produção do conhecimento (pedagogia científica) e em sua transmissão (pedagogia escolar). Tal investimento deve ser o ponto de partida para a elaboração de um texto sobre o tema e para a formulação de um projeto mais amplo que estudará os mesmos núcleos em outros pesquisadores sociais. No cerne das preocupações que sustentam a proposta feita está a idéia de que é possível a partir da análise de grandes pesquisadores contemporâneos reunir elementos para pensar, de modo inovador, as concepções do trabalho escolar. (AU)