Busca avançada
Ano de início
Entree

Microscopia fotônica integrada e ferramentas de manipulação de células para o estudo de processos

Processo: 10/12565-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Carlos Lenz Cesar
Beneficiário:Javier Fernando Adur
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51689-2 - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica - UNICAMP (CEPOF-UNICAMP), AP.CEPID
Assunto(s):Biofotônica   Neoplasias

Resumo

O objetivo desse projeto é integrar todas as microscopias fotônicas em um único equipamento para observar completamente o desenvolvimento de um processo celular em células vivas sem perda de informação. O instrumento integrado deve ter as seguintes técnicas acopladas no mesmo microscópio de varredura a laser, para observação simultânea: Microscopia confocal multifóton, FLIM, FRET, FCS, SHG, THG, CARS, Pinças Ópticas, sistema de medidas de potencial zeta e sistema de cirurgia celular de femtosegundos.Esse sistema integrado será utilizado, primariamente, para estudar processos celulares em duas áreas importantes: câncer e geração/extração de biocombustíveis. Na pesquisa de câncer, devotaremos nossos esforços para entender os processos de metástase e como as células se movimentam na estrutura de colágeno da matriz extracelular ao seu redor. A integração das diversas técnicas em um único instrumento é importante para coletar toda a informação disponível simultaneamente em cada ponto da amostra. Se for necessário mudar a amostra para equipamentos diferentes perderíamos tanto a informação sobre a posição quanto a cadeia temporal dos eventos do processo celular. Nós já temos quase todos os equipamentos para essa integração, especialmente os lasers, incluindo um laser de fs com 90nJ/pulso para a microcirurgia celular. O sistema de OPO duplos para microscopia CARS deve chegar em um prazo de 6 meses.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADUR, JAVIER; PELEGATI, VITOR B.; DE THOMAZ, ANDRE A.; BARATTI, MARIANA O.; ALMEIDA, DIOGO B.; ANDRADE, L. A. L. A.; BOTTCHER-LUIZ, FATIMA; CARVALHO, HERNANDES F.; CESAR, CARLOS L. Optical Biomarkers of Serous and Mucinous Human Ovarian Tumor Assessed with Nonlinear Optics Microscopies. PLoS One, v. 7, n. 10 OCT 8 2012. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.