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Os professores frente ao fracasso escolar: um estudo sobre a Didática Geral de claudino piletti (1971-1996)

Processo: 08/57790-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vivian Batista da Silva
Beneficiário:Aline de Cassia Moraes Silveira
Instituição-sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Formação de professores   Fracasso escolar

Resumo

No quadro das questões enfrentadas pelos professores em seu trabalho cotidiano, o problema das políticas de superação do fracasso escolar e de promoção da equidade e justiça social é certamente um ponto nevrálgico. Três dimensões desse processo podem ser úteis para se analisar a questão: trata-se de estar atento simultaneamente às políticas educativas que conformam as ações da escola, às características dos conhecimentos que propõem a formação para o trabalho docente e o modo pelo qual aí aparecem as representações acerca do fracasso. No intuito de compreender como historicamente esses três aspectos têm se articulado, está sendo desenvolvido o seguinte projeto: Os professores frente ao fracasso escolar: um estudo sobre os discursos de formação docente (1971-1996). A pesquisa teve início em agosto de 2008 e deve ser desenvolvida até os próximos dois anos, quando será possível identificar, sistematizar e analisar diversas fontes, tais como os programas e livros dos cursos de preparação para o magistério, bem como periódicos educacionais. Tem-se assim um corpus com diferentes instâncias de produção, espaços de circulação e estratégias de apropriação do conhecimento sobre o fracasso dos alunos, contribuindo para conhecer a docência e as referências às condições concretas de seu exercício. Simultaneamente a esse projeto maior, estão sendo propostas pesquisas que contam com a participação de alunos da graduação e do mestrado, atentando para aspectos específicos relacionados às políticas educacionais, à formação docente e à produção e circulação de saberes pedagógicos e da idéia de fracasso escolar. Propõe-se aqui uma pesquisa em nível de Iniciação Científica sobre os conhecimentos produzidos para e na formação do magistério. Trata-se de um estudo sobre a Didática Geral de Claudino Piletti, texto publicado na década de 1980 para uso nas 1 habilitações Específicas para o Magistério e que será tomado simultaneamente como fonte e objeto, pois evidencia características dos saberes pedagógicos e as representações de fracasso. (AU)