Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de nanocompósitos ps/laponita RD, via polimerazação RAFT em emulsão ab-initio, utilizando como estabilizante coloidal e como agente de controle da massa molecular um macro agente RAFT do tipo..

Processo: 08/57372-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 09 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Amilton Martins dos Santos
Beneficiário:Thiago Rodrigues Guimarães
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/02634-3 - Caracterização reológica de misturas poliméricas (blendas) e nanocompósitos de matriz polimérica reforçados com argilominerais: estudo da correlação propriedades reológicas /micro-estrutura, AP.TEM
Assunto(s):Nanocompósitos

Resumo

Este projeto tem como objetivo principal a síntese de látices híbridos de poliestireno (PS) reforçados com a argila Laponita RD. Os nanocompositos serão obtidos pela técnica de polimerização em emulsão do tipo ab initio, e de maneira controlada, via RAFT (Reversible Adittion-Fragmentation Chain Transfer) que é um novo mecanismo de polimerização via radical livre viva/controlada. Esta técnica é inovadora na sintese de látices híbridos do tipo polímero/silicatos lamelares. A argila será dispersa em água com um macro-agente RAFT, a base de poli(óxido de etileno) (PEO-RAFT) na expectativa de que o complexo formado funcione como um sitio de polimerização, com a formação de partículas de látex. Na etapa de nucleação das partículas e durante o crescimento das mesmas, é esperado que ocorra a esfoliação das lamelas de argila e ainda o controle da massa molecular do polímero formado no interior destas partículas. Será verificada a melhor condição de incorporação da nanocarga através da otimização das condições de polimerização RAFT em emulsão de maneira a garantir a esfoliação da mesma e a formação do nanocompósito. As técnicas utilizadas para a caracterização das argilas, dos látices híbridos e dos materiais nanocompósitos incluirão: espalhamento dinâmico de luz (DLS), difração de raios-X (XRD), análise termogravimétrica (TG), análise dinâmico-mecânica (DMA), e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). Este projeto de iniciação cientifica será desenvolvido no laboratório de polímeros da EEL-USP, sob a orientação do Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos e do Pós-doutorando, o Dr. José Carlos Moreira. Este projeto estará integrado a dois auxílios FAPESP: 2006/05739-0 e 2006/02634-3 (TEMÁTICO). Parte dos ensaios de caracterização dos materiais (DRX e TG) serão realizados no PMT-EPUSP, sob a supervisão da Profa. Dra. Nicole R. Demarquette (Coordenadora do Projeto Temático). Finalmente, gostaríamos de ressaltar que este projeto estará sendo desenvolvido em parceria com o grupo da Profa. Dra. Elodie Bourgeat-Lami, do C2P2-CPE-CNRS, em Lyon, na França. As análises de TEM serão realizadas em Lyon. (AU)