Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenológica da palmeira invasora Archontophoenix cunninghamii e do teor nutricional de seus frutos: subsídio ao manejo ambiental no campus da Universidade de São Paulo, SP

Processo: 06/57507-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Vânia Regina Pivello
Beneficiário:Ana Luisa Tondin Mengardo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Archontophoenix cunninghamiana   Floração   Frutificação   Fenologia

Resumo

Espécies invasoras causam diversos efeitos negativos ao ecossistema no qual se estabelecem. Por isso, seu controle é fundamental para a conservação da biodiversidade nativa. A palmeira Archontophoenix cunninghamii H. Wendl. & Drude é uma espécie australiana, introduzida no Brasil para fins ornamentais, mas que acabou gerando um processo de invasão biológica num fragmento florestal da cidade de São Paulo (SP), a Reserva Florestal da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO, USP). A invasão ameaça a biodiversidade do local, indicando a necessidade de ações de manejo voltadas à palmeira. Por outro lado, diversas aves frugívoras alimentam-se de seus frutos. A fim de se estabelecer medidas de manejo eficazes e não prejudiciais à biota do campus, este trabalho visa: a) buscar informações sobre a fenologia de A. cunninghamii; b) avaliar seu potencial de produção de frutos; c) conhecer o valor nutricional desses frutos. O acompanhamento fenológico, que permitirá inferir sobre os recursos que a palmeira disponibiliza à fauna (polinizadores e dispersores), será feito ao longo de um ano, com base na quantificação das folhas e na caracterização da floração e frutificação, utilizando-se um método qualitativo direto, para o registro da presença ou ausência da fenofase, e o método direto semi-quantitativo de Fournier. A estimativa da produção de frutos pela espécie será por meio da contagem dos frutos maduros em cachos e pesagem. Para se estimar o valor nutricional dos frutos, serão quantificados os teores de lipídios, açúcares solúveis totais, proteínas e umidade nos frutos maduros, durante o período de chuva e de seca, ao longo do ano. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENGARDO, ANA LUISA; PIVELLO, VANIA REGINA. PHENOLOGY AND FRUIT TRAITS OF ARCHONTOPHOENIX CUNNINGHAMIANA, AN INVASIVE PALM TREE IN THE ATLANTIC FOREST OF BRAZIL. ECOTROPICA, v. 18, n. 1, p. 45-54, 2012. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.