Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação do papel de espécies reativas de óxido nítrico na regulação de proteínas envolvidas em vias de transdução de sinais ao anoikis, em células de melanoma

Processo: 03/09277-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Joel Machado Junior
Beneficiário:Karina Camasmie Abe
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cininas   Calicreína   Leptina   Obesidade

Resumo

O sistema calicreína-cininas relaciona-se, dentre muitos outros processos, com a captação de glicose pela célula muscular esquelética e adipócitos, controle da pressão arterial, bem como a indução e manutenção do processo inflamatório. A maior parte dos efeitos desse sistema deve-se à ligação da bradicinina ao seu receptor do subtipo B2, no entanto, o efeito pró-inflamatório deve-se, principalmente, a ação da Des-Arg9-Bradicinina em um subtipo de receptor de cininas denominado receptor B1. Resultados recentes de nosso laboratório mostraram a presença constitutiva desse receptor no tecido adiposo branco e propuseram um novo papel para as cininas no controle endócrino, uma vez que foram vistos níveis reduzidos de insulina e leptina em animais nocaute para esse receptor. Camundongos ob/ob, que possuem deficiência funcional de leptina e exibem a síndrome da obesidade, vêm sendo caracterizados e, recentemente, relaciona-se leptina a respostas imunes e inflamatórias. Esse trabalho tem por objetivo esclarecer o papel endócrino do sistema calicreína-cininas ao analisar o comportamento desse sistema na obesidade, verificando, principalmente, a expressão dos receptores B1 e B2 de cininas, assim como a atividade de algumas calicreínas e carboxipeptidases em animais ob/ob. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABE‚ K.C.; DA SILVA MORI‚ M.A.; PESQUERO‚ J.B. Leptin deficiency leads to the regulation of kinin receptors expression in mice. Regulatory Peptides, v. 138, n. 2-3, p. 56-58, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.