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Estudo da contribuição de exposições museais de química para a motivação de visitantes para o conhecimento de pesquisas científicas

Processo: 19/22340-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Matheus dos Santos Barbosa da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/10118-0 - Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica, AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   Pesquisa científica   Exposições museológicas   Motivação intrínseca   Conhecimento científico

Resumo

Este projeto de doutorado direto tem como objetivo estudar qual é a contribuição de uma seção de Química em um museu ou centro de ciência para a motivação intrínseca e a experiência de estado de flow dos visitantes, verificando como estes fatores estão relacionados com a percepção pública sobre as pesquisas científicas em Química desenvolvidas nas universidades públicas. Para isso, o bolsista será responsável por elaborar uma exibição de Química museal envolvendo elementos capazes de contribuir para a motivação intrínseca e o estado de flow. A exibição, além disso, abordará aspectos contemporâneos que envolvem a área de Química, a partir da apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas pelo projeto temático n. 2017/10118-0 intitulado "Estudo e aplicação da tecnologia eletroquímica para a análise e a degradação de interferentes endócrinos: materiais, sensores, processos e divulgação científica". A coleta de dados será feita de maneira quantitativa e qualitativa, através do emprego de questionários em escala Likert e entrevista semiestruturada com os visitantes do museu. Com este projeto, espera-se contribuir para a aproximação entre as universidades e os museus e centros de ciências, visando a divulgação dos conhecimentos contemporâneos à população que não mais frequenta a educação formal. (AU)