Busca avançada
Ano de início
Entree

Descoberta de genes-alvo para RNAi inseticida contra lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae)

Processo: 19/19808-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Sergio Antonio de Bortoli
Beneficiário:Sergio Antonio de Bortoli
Anfitrião: Juan Luis Jurat-Fuentes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Tennessee (UT), Estados Unidos  
Assunto(s):Interferência de RNA   Entomologia agrícola   Spodoptera frugiperda

Resumo

A pesquisa será realizada utilizando dados do transcriptoma de Spodoptera frugiperda (Lep.: Noctuidae), a lagarta do cartucho. Serão determinados homólogos para dez genes que relatados na literatura como eficazes para o silenciamento de genes inseticidas. As regiões de todos os genes alvo (~ 200 pb) serão selecionadas com base na literatura e clonadas em um plasmídeo com regiões promotoras T7 terminais em ambas as extremidades. A transcrição "in vitro" deverá produzir RNA de fita dupla (dsRNA) direcionado a cada gene. Como o dsRNA exibe baixa atividade por ingestão, a injeção será usada para testar a atividade inseticida dos dez dsRNAs preparados. Os dsRNAs serão injetados em larvas de 3º ínstar, e a mortalidade registrada até a pupação e emergência do adulto. Os dois dsRNAs mais ativos serão selecionados para os bioensaios. Os bioensaios serão realizados utilizando contaminação superficial da dieta com os dois dsRNAs mais ativos dos ensaios de injeção. A captação de dsRNA será aprimorada para aumentar a toxicidade usando intensificadores como lipossomas e nanopartículas que encapsulam o dsRNA.