Busca avançada
Ano de início
Entree

Biofortificação agronômica com selênio e zinco e interação sulfato x selenato na assimilação de selênio na cultura do feijão-caupi

Processo: 18/18936-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:André Rodrigues dos Reis
Beneficiário:Vinicius Martins Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição mineral de plantas   Biofortificação   Selênio   Zinco   Feijão   Qualidade dos alimentos

Resumo

O aumento da produtividade em culturas tem apresentado relação inversa como conteúdo nutricional nas partes comestíveis das plantas. Estima-se que um quinto da população mundial sofra de deficiência de Zn. Já o baixo teor natural de Se nos solos e sua relação de antagonismo com o enxofre (S) acarreta alimentos com quantidades muito baixas de Se. O objetivo do trabalho é avaliar a influência do Zn na produção e qualidade nutricional em genótipos de feijão-caupi, bem como a relação do Se com o S na absorção e acumulo em plantas de feijão-caupi em condições de campo, para isso serão realizados dois experimentos. Experimento 1: será realizado um experimento para caracterizar a eficiência de absorção e acúmulo de Zn nos grãos de diferentes genótipos de feijão-caupi. Nesse experimento, serão avaliados 29 genótipos de feijão-caupi na presença e ausência de Zn (0 e 10 kg ha-1), com 3 repetições, cultivados até o ciclo final para a obtenção dos grãos. Experimento 2: visando avaliar a interação entre Se e S, será realizado um experimento de campo aplicando a combinação de quarto doses de Se como selenato de sódio (0; 10; 25 and 50 g Se ha-1) e quatro doses de S na forma de sulfato de amônio (0, 15, 30 and 60 kg S ha-1). No final dos Experimentos 1 e 2, serão avaliados: teor de macro e micronutrientes incluindo e Se, teor de aminoácidos totais, proteína, e açúcares, grãos de feijão-caupi. O entendimento dos fatores envolvidos na variação genotípica quanto ao acúmulo de Zn e a interação entre Se e S aplicados em campo, poderá fornecer subsídios para posterior uso dessas informações no melhoramento vegetal, adubação e na produção de alimentos de melhor qualidade nutricional visando maior concentração de Zn e Se nos grãos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, VINICIUS MARTINS; RIMOLDI TAVANTI, RENAN FRANCISCO; GRATAO, PRISCILA LUPINO; ALCOCK, THOMAS DAVID; DOS REIS, ANDRE RODRIGUES. Selenate and selenite affect photosynthetic pigments and ROS scavenging through distinct mechanisms in cowpea (Vigna unguiculata (L.) walp) plants. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 201, SEP 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.