Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel das características funcionais das plantas nas taxas de sucesso dos esforços de restauração de florestas tropicais secas e savanas (TDFS)

Processo: 19/18176-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Convênio/Acordo: NERC, UKRI
Pesquisador responsável:Rafael Silva Oliveira
Beneficiário:Demetrius Lira Martins
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/07773-1 - Restaurando ecossistemas neotropicais secos - seria a composição funcional das plantas a chave para o sucesso?, AP.TEM
Assunto(s):Ecologia funcional   Ecologia da restauração

Resumo

As florestas secas e savanas tropicais (TDFS) desempenham um papel significativo no balanço global de água e carbono. No Brasil, o TDFS ocupa extensas áreas do território e fornece importantes processos ecossistêmicos relevantes para a segurança econômica e social nacional. Embora sua grande importância em escala global e regional, a conservação do TDFS tenha sido amplamente negligenciada, o que resultou em sua extensa degradação. Apenas recentemente, foram realizados esforços para a conservação e restauração do TDFS. No entanto, a restauração do TDFS é um processo complexo e obteve baixas taxas de sucesso. As baixas taxas de sucesso obtidas podem estar relacionadas ao seu foco na restauração de espécies vegetais, ignorando o papel potencial das principais características funcionais das espécies vegetais. Por fim, as características das plantas indicam o potencial das espécies em tolerar e até afetar as condições ambientais, indicando, assim, se determinadas espécies são capazes de estabelecer e favorecer o estabelecimento de outras espécies em um ecossistema. Portanto, neste projeto, objetivamos identificar se e quais características funcionais da planta são bons preditores de sucesso na restauração do TDFS e identificar suas características. relação com a estratégia de restauração aplicada. Como as estratégias de restauração envolvem modificações nas condições ambientais, esperamos que diferentes conjuntos de características funcionais da planta sejam selecionados por diferentes estratégias de restauração. Para isso, monitoraremos os lotes de restauração experimental implantados no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e na Floresta Nacional do Açu. Em cada parcela, mediremos características hidráulicas, metabólicas, nutricionais e de resistência ao fogo de indivíduos de espécies que representam 80% das comunidades vegetais nas parcelas. A partir dessas medidas, obteremos a média ponderada da comunidade de cada característica por parcela e correlacionaremos esses valores com variáveis relacionadas ao sucesso da restauração, a fim de identificar as principais características da planta a serem consideradas na restauração do TDFS. Para avaliar a relação entre a estratégia de restauração e as características das plantas, dividiremos as parcelas em tratamentos de acordo com a estratégia utilizada e realizaremos a mesma análise descrita acima. A identificação das principais características funcionais da planta para a restauração bem-sucedida do TDFS e sua relação com a estratégia de restauração usada servirá como orientação para futuros esforços de restauração, aumentando suas taxas de sucesso e eficiência no uso de recursos.