Busca avançada
Ano de início
Entree

ATCO1, um regulador central da biogênese de ATP sintase e citocromo oxidase nas mitocôndrias?

Processo: 19/02799-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2019
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Mario Henrique de Barros
Beneficiário:Leticia Veloso Ribeiro Franco
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/16015-3 - ATCO1, um regulador central da biogênese de ATP sintase e citocromo oxidase nas mitocôndrias?, BE.EP.PD
Assunto(s):Biogênese de organelas   Mitocôndrias   Saccharomyces cerevisiae   ATPases mitocondriais próton-translocadoras   Complexo IV da cadeia de transporte de elétrons

Resumo

A ATP Sintase e a Citocromo C Oxidase (COX) de fungos e de mamíferos são exemplos de complexos hetero-oligoméricos mitocondriais cuja montagem depende da expressão de genes mitocondriais e nucleares. O estudo do processo de biogênese da ATP Sintase em Saccharomyces cerevisiae revelou que essa enzima é constituída por 3 módulos de montagem, formados por vias distintas. O módulo mais simples é um anel, que em levedura consiste em 10 cópias idênticas de Atp9 (homólogo da subunidade bacteriana C), que é codificado pelo DNA mitocondrial. O anel é um importante componente estrutural e funcional do rotor em F-, V- e A- ATPases e tem as seguintes funções: usar o gradiente de prótons para formar a ligação fosfodiéster do ATP, ou hidrolisar ATP para gerar um gradiente de prótons. Em um estudo recente observou-se que Atp9 nascente, ainda não associada ao anel da ATP Sintase, interage fisicamente com Cox6 (subunidade de COX codificada pelo DNA nuclear) em um complexo de alto peso molecular nomeado de ATCO1 (ATP Sintase e COX). Nossos experimentos preliminares indicam que o ATCO1 é fonte de Atp9 para a ATP sintase, o que gerou a hipótese de que uma das funções de ATCO1 seria estabelecer a estequiometria adequada entre ATP sintase e COX para suas funções na fosforilação oxidativa. Assim, o principal objetivo deste projeto é elucidar experimentalmente o papel do ATCO1 na coordenação da montagem da ATP sintase e de COX. Também será determinado se o ATCO1 está presente nas mitocôndrias humanas. O conhecimento da função de ATCO1 é inovador e deverá trazer informações extremamente relevantes sobre como a cadeia respiratória mitocondrial é montada e como esse processo é regulado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO FRANCO, LETICIA VELOSO; SU, CHEN-HSIEN; BURNETT, JULIA; TEIXEIRA, LORISA SIMAS; TZAGOLOFF, ALEXANDER. Atco, a yeast mitochondrial complex of Atp9 and Cox6, is an assembly intermediate of the ATP synthase. PLoS One, v. 15, n. 5 MAY 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.