Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização e elucidação da atividade antibacteriana de peptídeos catiônicos em patógenos multirresistentes

Processo: 18/15887-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ilana Lopes Baratella da Cunha Camargo
Beneficiário:Gabriela Marinho Righetto
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07600-3 - CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos, AP.CEPID
Assunto(s):Entomologia agrícola   Antibacterianos   Peptídeos   Patógenos   Testes de sensibilidade microbiana

Resumo

O aparecimento de resistência a múltiplas drogas (MDR), consequência do uso exorbitante de antibióticos, aliado à falta de investimento da indústria farmacêutica para a descoberta de novos medicamentos, resultou em um alerta mundial devido à escassez de opções terapêuticas para infecções bacterianas. Neste cenário, cresce o interesse pela busca de novos compostos antimicrobianos. Dado o potencial de peptídeos catiônicos nesta aplicação, este projeto busca explorar possíveis otimizações para Plantaricina 149 e Bothropstoxina-I. Estes peptídeos, apesar de já bem caracterizados e de apresentarem atividade, possuem concentrações de ação muito mais altas do que as concentrações terapêuticas de antibióticos comerciais. Logo, este projeto propõe a síntese de análogos baseados nestes peptídeos, tendo como objetivo potencializar a ação destas moléculas, aumentar sua seletividade e reduzir seu tamanho. Estes análogos também serão sugeridos de acordo com parâmetros farmacoquímicos calculados por técnicas de quimioinformática, atribuindo uma nova perspectiva na análise destes peptídeos. Assim, propõe-se que estes sejam desenhados, otimizados e experimentalmente avaliados através da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e taxa de hemólise. O análogo que apresentar os melhores resultados seguirá para estudos que tem por finalidade elucidar o mecanismo de ação destas moléculas, como estudos de cinética de morte, técnicas de microscopia, despolarização de membrana, entre outros. Este projeto prevê o aprendizado de demais técnicas na University of British Columbia, que contribuirão para esta elucidação. As bactérias do grupo ""ESKAPE"" serão foco da pesquisa para o desafio da MDR. Espera-se, portanto, obter sequências análogas aos peptídeos conhecidos, porém com melhores atividades antimicrobianas e descrever seus mecanismos de ação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UNAS DAZA, JORGE HUMBERTO; RIGHETTO, GABRIELA MARINHO; CHAUD, MARCO VINICIUS; AMARO MARTINS, VIRGINIA DE CONCEICAO; BARATELLA DA CUNHA CAMARGO, ILANA LOPES; DE GUZZI PLEPIS, ANA MARIA. PVA/anionic collagen membranes as drug carriers of ciprofloxacin hydrochloride with sustained antibacterial activity and potential use in the treatment of ulcerative keratitis. JOURNAL OF BIOMATERIALS APPLICATIONS, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.