Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas cardiorrespiratórias às mudanças de temperatura durante a fase larval de uma espécie de anfíbio nativa do cerrado, Boana lundii (Anura, Hylidae)

Processo: 18/01899-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 16 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciane Helena Gargaglioni Batalhão
Beneficiário:Leonardo Sambini Longhini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Frequência cardíaca   Anfíbios

Resumo

Atualmente vivemos um cenário de alterações climáticas em que se prevê o aumento da temperatura média do planeta, com a ocorrência de picos de temperatura extrema. Sabendo que os anfíbios correspondem a uma parte importante da biodiversidade brasileira e que suas características fisiológicas, ecológicas e de história de vida os tornam bastante susceptíveis a mudanças no ambiente, é essencial conseguir identificar as espécies mais vulneráveis ao aquecimento global. Desse modo, o presente estudo pretende determinar a tolerância e sensibilidade térmica de uma espécie nativa de anuro, Boana lundii, durante a sua fase larval. Para isso, dois grupos de girinos serão aclimatados a diferentes temperaturas (15 e 25°C) e suas respostas cardiorrespiratórias, como frequência cardíaca (fC) e frequência de movimentos bucais (fB), bem como a taxa metabólica serão avaliadas em condições de repouso e após bloqueio autonômico, por meio de uma metodologia não-invasiva. Além disso, a fim de verificar a Temperatura Máxima Crítica outro grupo de girinos serão expostos a aumentos graduais de temperatura (2°C.h-1) e seus parâmetros cardiorrespiratórios e respiração mitocondrial serão avaliados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGHINI, LEONARDO S.; PORTO, LAYS S.; ROCHA, ALINE C. G.; BICEGO, KENIA C.; KLEIN, WILFRIED; GARGAGLIONI, LUCIANE H. Seasonal variation of hypoxic and hypercarbic ventilatory responses in the lizard Tropidurus torquatus. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 237, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.